Edit Template

Hipolito está a provocar inundações em várias ilhas mas sem registo de vítimas

Na sequência da passagem da depressão Hipolito pelo arquipélago, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou ontem à tarde que foram registadas desde as 00:00 de ontem (11/01/2024) 21 ocorrências:10 no Faial, cinco em São Miguel, quatro na Terceira e duas no Pico.
As últimas situações reportadas estão relacionadas com inundações de vias, inundações em habitações, queda de árvores, queda de estruturas e danos em estruturas.
Desde o dia de anteontem até ontem à tarde foram contabilizadas, no total, 53 ocorrências em seis ilhas, nomeadamente em São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.
Considerando o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) em vigor, o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.

Protecção Civil continua
no terreno

O SRPCBA continua a acompanhar situação emitindo novos comunicados, caso se justifique.
Considerando o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.
Devido à depressão Hipólito, o IPMA emitiu na quarta-feira um aviso laranja para as ilhas dos grupos Central (Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), que hoje estão sob aviso amarelo por agitação marítima, precipitação por vezes forte e vento.
Pelas mesmas razões, o aviso amarelo também abrange as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo).
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.
Já o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, segundo o IPMA.


Previsão do estado
do tempo para hoje
e amanhã

Previsão para 6ªfeira, 12.janeiro.2024
GRUPO OCIDENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes FORTES na madrugada. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento leste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 85 km/h, rodando para nordeste para a noite e tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h).
GRUPO CENTRAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros, por vezes FORTES na madrugada e manhã. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sueste fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70 km/h, tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h) e rodando para leste.
GRUPO ORIENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sul moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h.
Previsão para sábado, 13.janeiro.2024
GRUPO OCIDENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. Vento nordeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h, rodando para norte e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO CENTRAL
Períodos de céu muito nublado com abertas. Aguaceiros. Vento leste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando gradualmente para oeste e tornando-se bonançoso a moderado (10/30 km/h).
GRUPO ORIENTAL
Céu geralmente muito nublado. Períodos de chuva e aguaceiros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento sul fresco a muito fresco (30/50 km/h), tornando-se muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas até 80 km/h, rodando para oeste.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo activa regime de apoio á emergência climática
Alexandre Gaudêncio destaca importância do XX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia
Câmara da Lagoa apresenta ópera “Suor Angelica”
Carreiras dos farmacêuticos no Parlamento
República financia captação de águana Praia da Vitória
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores