Edit Template

Livre visitou Escola das Capelas

O Livre-Açores visitou a Escola Básica 2,3 de Capelas, na sequência do disposto no seu Manifesto Eleitoral sobre Educação.
Da visita, o Livre ressalva que o projecto Novas Rotas agrupa um conjunto de encarregados de educação informados e actuantes e é suportado por um Conselho Executivo visionário.
“Apesar do seu sucesso, o projecto Novas Rotas, que deparou com obstáculos e más-vontades constantes, ainda hoje não tem a estabilidade que merece. De facto, a EB 2,3 das Capelas aguarda há 3 anos pela assinatura do Contrato de Autonomia que lhe permitiria gerir de forma diferente aquilo que é de facto diferente. Surpreendentemente, e em contraste com a situação no território continental, neste momento nenhuma escola da Região tem um contrato de autonomia”, afirma o Livre..
“O Livre-Açores defende a escola pública, inspirado pelo mandato constitucional de defesa do direito à educação e à cultura. Lamentamos por isso o sub-financiamento a que o Ensino tem sido votado na Região, e os atropelos à dignidade e à situação profissional do seu pessoal docente e não docente. No Parlamento juntaremos a nossa voz aos que exigem um investimento no sistema escolar que garanta que a escola pública seja atractiva e cumpra com dignidade a sua missão. Mas queremos mais: queremos escolas autónomas, inseridas na comunidade e geridas democraticamente. Defenderemos por isso a criação de condições para que se multipliquem projectos de inovação pedagógica. É necessário investir na formação de professores, apoiando por exemplo o trabalho do Movimento da Escola Moderna, e capacitar os conselhos executivos”, acrescenta.
“As crianças e os jovens são o nosso futuro. Na Educação, os contratos de autonomia das escolas são, literalmente, contratos com o futuro”, conclui o Livre.

Edit Template
Notícias Recentes
Venda de casas arrefece e oferta imobiliária aumenta 16% em Ponta Delgada
Oposição vai requerer inconstitucionalidade da polémica prioridade nas creches
Os cinco pisos da ala nascente do HDES já estão reabertos e acolhem 76 doentes
Missa aos sábados na Ermida de Nª Sª da Paz
Tolerância de ponto para a função pública em festas do Pico, Santa Maria e Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores