Edit Template

Livre visitou Escola das Capelas

O Livre-Açores visitou a Escola Básica 2,3 de Capelas, na sequência do disposto no seu Manifesto Eleitoral sobre Educação.
Da visita, o Livre ressalva que o projecto Novas Rotas agrupa um conjunto de encarregados de educação informados e actuantes e é suportado por um Conselho Executivo visionário.
“Apesar do seu sucesso, o projecto Novas Rotas, que deparou com obstáculos e más-vontades constantes, ainda hoje não tem a estabilidade que merece. De facto, a EB 2,3 das Capelas aguarda há 3 anos pela assinatura do Contrato de Autonomia que lhe permitiria gerir de forma diferente aquilo que é de facto diferente. Surpreendentemente, e em contraste com a situação no território continental, neste momento nenhuma escola da Região tem um contrato de autonomia”, afirma o Livre..
“O Livre-Açores defende a escola pública, inspirado pelo mandato constitucional de defesa do direito à educação e à cultura. Lamentamos por isso o sub-financiamento a que o Ensino tem sido votado na Região, e os atropelos à dignidade e à situação profissional do seu pessoal docente e não docente. No Parlamento juntaremos a nossa voz aos que exigem um investimento no sistema escolar que garanta que a escola pública seja atractiva e cumpra com dignidade a sua missão. Mas queremos mais: queremos escolas autónomas, inseridas na comunidade e geridas democraticamente. Defenderemos por isso a criação de condições para que se multipliquem projectos de inovação pedagógica. É necessário investir na formação de professores, apoiando por exemplo o trabalho do Movimento da Escola Moderna, e capacitar os conselhos executivos”, acrescenta.
“As crianças e os jovens são o nosso futuro. Na Educação, os contratos de autonomia das escolas são, literalmente, contratos com o futuro”, conclui o Livre.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores