Edit Template

CDU defende construção de parque habitacional público e apoio aos arrendamento

O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, Pedro Bartolomeu, visitou os bairros sociais da Terra Chã e do Lameirinho, em Angra do Heroísmo, numa ação de contato com a população.
O objectivo foi chamar a atenção para “a situação grave que se vive na ilha no sector da habitação, concretamente devido à falta de habitação social, à diminuta oferta do mercado de arrendamento, ao aumento constante das rendas de casa, e à subida galopante das taxas de juro no crédito à habitação”.
É neste quadro que a CDU considera que “são necessárias medidas urgentes para combater esta situação, que está a arrastar muitas famílias para o empobrecimento e para o desespero”.
Para a CDU, “os anteriores governos do PS e o Governo da coligação de direita PSD-CDS-PPM, apoiada pelo Chega e IL, não solucionaram este grave problema, limitando-se a implementar algumas medidas avulsas que ficaram muito aquém da intervenção que é necessária e urgente para dar resposta às necessidades de habitação que são sentidas nesta ilha”.
A CDU defende “o incremento de um parque habitacional público, construindo e adaptando o parque habitacional devoluto, colocando-o ao serviço das famílias mais carenciadas”.
“É urgente a concretização e actualização do sistema regional de apoio ao arrendamento, no sentido de abranger mais famílias, com rigor na sua aplicação. Para além disso, devem ser tomadas medidas para combater a especulação verificada com os aumentos desmedidos das rendas, justificando-se a necessidade de existir um mecanismo regulador neste setor”, afirma a CDU.
“Com os aumentos das taxas de juro nos créditos á habitação, são os bancos que lucram de forma escandalosa enquanto muitas famílias estão a ficar sem capacidade para pagarem as suas prestações e correm o risco de ficarem sem as suas casas”, acrescenta.
“São necessárias medidas que travem os sucessivos aumentos do juros e criação de apoios efetivos às famílias que se encontram em situação económica difícil e que já não conseguem cumprir com os seus compromissos bancários. Só com o reforço eleitoral da CDU podemos garantir aos terceirenses a defesa do direito a uma habitação condigna e a uma vida melhor”, conclui a CDU.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores