Edit Template

Vasco Cordeiro promete valorizar a habitação

Vasco Cordeiro anunciou que o Partido Socialista, formando Governo Regional dos Açores, fará uma “clara aposta na reformulação dos programas de Habitação” e “em políticas de desenvolvimento económico, contribuindo para melhores oportunidades de emprego, melhores rendimentos e maior qualificação”, avançando que o PS criará uma Agenda para a Valorização do Capital Humano nos Açores.
O candidato a Presidente do Governo Regional dos Açores falava na sessão de apresentação dos candidatos do PS pela ilha de S. Miguel e apresentação do Programa Eleitoral socialista às eleições regionais do próximo dia 4 de Fevereiro, numa sessão que contou também com a intervenção do mandatário regional da candidatura do PS, Carlos César.
Vasco Cordeiro revelou que o Programa Eleitoral que o PS/Açores apresenta aos Açorianos “assenta em três grandes linhas estratégicas: ‘Coesão dos Açorianos e dos Açores’; ‘Uma Autonomia pujante e capaz’; e o ‘Desafio da Demografia como condição de sustentabilidade’.
O socialista defendeu a revisão de programas de Habitação como o “Famílias com Futuro” ou o “Casa Renovada, Casa Habitada”, por considerar que “já não são suficientes ou adequados a uma realidade que se alterou”, uma vez que as famílias de classe média já estão a “ter muitas dificuldades em pagar uma renda ou um empréstimo”.
Vasco Cordeiro destacou, também, a “necessidade de criar novas creches nos Açores”, comprometendo-se a realizar investimento público nessa área e a “retomar o alargamento do horário de funcionamento de creches nas situações em que os horários laborais dos pais assim o reclamem”.
O Presidente do PS/Açores reafirmou que o Governo Regional do PS reforçará medidas como o Complemento Regional de Pensão, o cheque pequenino e o COMPAMID, comprometendo-se a “investir no aumento de vagas em lares de idosos”.
Vasco Cordeiro comprometeu-se, também, a “retomar um efectivo combate à pobreza e à exclusão social” e frisou que “reduzir o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) deve ser um objectivo do Governo Regional do PS”, mas que “isso não pode acontecer à custa do aumento da pobreza e da exclusão, como aconteceu nos Açores nos últimos três anos”.
O Presidente do PS/Açores avançou que as políticas públicas na Educação, na Saúde, na Ação Social, na Habitação, na Cultura, entre outras, são “imprescindíveis para o fomento da coesão social”.
Vasco Cordeiro considerou que a Política de Educação necessita de ser “centrada no aluno e no seu sucesso”, defendendo que é necessário “reanalisar a questão dos manuais escolares digitais” para se perceber se esta medida está a “servir, verdadeiramente, o aluno e o seu sucesso”.
Vasco Cordeiro esclareceu que o próximo Governo Regional do PS irá “manter os critérios de contagem de tempo de serviço e os horários actualmente estabelecidos para os docentes”, garantindo que “não voltarão a faltar nas escolas dos Açores material didáctico, papel para fotocópias, ou até o simples papel higiénico”.
O candidato a Presidente do Governo Regional reafirmou que “concluirá o processo de valorização remuneratória dos profissionais de Saúde”, designadamente, “enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica”, bem como outros profissionais de saúde, considerando “essencial” assegurar que os hospitais e unidades de saúde “não voltem a ter falta do material clínico necessário ou dificuldade no acesso a medicamentos por falta de pagamento a fornecedores”.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores