A Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, irá promover o primeiro espectáculo cultural do ano, com data marcada para o dia 29 de Janeiro, no Cineteatro Lagoense Francisco d’Amaral Almeida. Trata-se do espectáculo de Joana Gama, «As árvores não têm pernas para andar», que foi já exibido em diversos locais, como a Fundação de Serralves (Porto), Teatro São Luiz (Lisboa), Teatro Gil Vicente (Barcelos), Festival de Sintra, entre outros.
Destinado aos alunos do 4.º ano do concelho, e contando com a parceria do Plano Nacional das Artes, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira organizou as sessões para que todos os alunos do concelho daquele ano escolar pudessem usufruir do mesmo. Para o efeito contou com a colaboração dos conselhos executivos da Escola Básica e Integrada da Lagoa e da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, estimando-se a participação de cerca de 150 alunos.
De acordo com a vereadora da área da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, este espectáculo cultural tem o objectivo de permitir à população, neste caso à mais jovem em idade escolar, usufruir de um evento de reconhecida qualidade, interpretado pela pianista Joana Gama, com ilustrações de Francisco Eduardo e composição musical de João Godinho. Joana Gama contará várias histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores, com a ajuda de um pequeno instrumento, o toy piano. De acordo com a autora, «tal como a música difere de continente para continente, podemos encontrar árvores muito diferentes espalhadas pelo mundo: árvores que são autênticas casas, outras que movem multidões para serem admiradas».
Joana Gama é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projectos, quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, dedicou-se nos últimos anos ao estudo e divulgação da obra de Erik Satie, nomeadamente em performances longas da peça «Vexations». A sua discografia está presente nas editoras Shhpuma, Room40, mpmp, Pianola, Grand Piano, Boca/Douda Correria e Holuzam. Esta é a sua terceira criação para o público mais jovem.