Edit Template

Recolhidas 150 toneladas de algas das praias do Pópulo e Milícias

A Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu à recolha de 150 toneladas de algas nas praias das Milícias e do Pópulo.
Apesar de não constituir um perigo para a saúde humana ou afectar a qualidade da água, esta espécie invasora – Sargassum – abundante entre costa americana e costa africana, reproduz-se com facilidade, especialmente em zonas subaquáticas fundas, rochosas e ricas em nutrientes.
Neste sentido e com o objetivo de mitigar a concentração desta espécie nas praias do concelho, a autarquia procedeu de imediato à limpeza da zona afectada com o apoio de um trator, um reboque e uma retroescavadora, equipamentos que até à data estiveram afectos à desobstrução de vias atingidas pelo do mau tempo.
A autarquia relembra que a acumulação de algas na zona costeira é um fenómeno natural e cíclico, por norma derivado de correntes marítimas ou condições meteorológicas favoráveis ao seu desenvolvimento e movimentação.
Apesar deste fenómeno ocorrer no Atlântico em massas pelágicas, nos Açores apresentam-se em tamanho e quantidade reduzida.

Edit Template
Notícias Recentes
Especial Climate Summit COP30: Na trilha oceânica, COP30 deixa legado positivo para os Açores, mas combustíveis fósseis permaneceram intocados
Maioria dos partidos nos Açores aprova parecer a favor de subsídio de doença mais justo no cancro
MOVA considera inaceitável a falta de rumo da tutela da Cultura
Angra do Heroísmo distingue-se com o Selo ODSlocal – Categoria de Dinâmica Municipal
Ponta Delgada para Todos quer revogação de parecer da Câmara Municipal sobre futuro da SINAGA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores