Edit Template

Bolieiro confirma junto da Federação Agrícola medidas de apoio ao sector

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado do Secretário Regional com a tutela da Agricultura, António Ventura, reuniu-se ontem com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, encontro já marcado antes das eleições que serviu para analisar as medidas em vigor de apoio à lavoura.
No encontro, José Manuel Bolieiro relembrou que a economia produtiva é uma prioridade política da sua governação, como é disso prova, por exemplo, o Acordo de Parceria firmado com vários parceiros sociais, incluindo a Federação Agrícola.
O documento integra referências claras para o futuro e atesta que o Governo dos Açores está comprometido com o sucesso deste sector.
Entre as medidas de apoio ao sector está o compromisso do Executivo em continuar a apoiar o adiantamento dos apoios comunitários relativos ao prémio dos produtos lácteos.
O apoio directo aos jovens agricultores na diminuição dos pagamentos à Segurança Social e apoios a todos os agricultores referentes ao aumento das taxas de juro são também medidas acordadas entre o Governo e a Federação.
Permanece em vigor o apoio à compra de sementes de milho ou de sorgo, a aplicação reformas antecipadas e é para manter a continuidade do fim dos rateios, ao contrário do que acontece na República, medida que veio garantir mais rendimento aos agricultores açorianos.
O Governo dos Açores, em concertação com a Federação Agrícola, quer prosseguir a política de reconversão da produção leiteira em produção de carne, mantendo-se também apoios à redução voluntária da produção de leite.
De recordar também, no campo da carne, o pagamento de apoios ao abate de carne de bovino referente aos efeitos negativos da covid-19 sobre os preços.
Na reunião foi também recordada a abertura de três mil direitos de vacas aleitantes para todas as ilhas, sendo também de salientar que o Observatório Agroalimentar dos Açores está em fase final de instalação.
O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), com medidas de apoio para se alcançarem os objetivos específicos para a Política Agrícola Comum (PAC), receberá candidaturas dos agricultores açorianos para investimento nas explorações agropecuárias.
O diálogo constante com a Federação Agrícola tem dado bons frutos para uma maior assertividade na definição de políticas públicas, conhecendo-se no pormenor as prioridades do setor, conclui uma nota do governo regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores