Em 2023, foram cerca de 88 mil euros alocados à área do serviço social por parte do município de Vila do Porto, abrangendo crianças, seniores e famílias, anunciou ontem aquele município.
As medidas foram implementadas através de candidaturas a vários regulamentos municipais de carácter social como sejam o de Apoio à Natalidade e Apoio à Família e, ainda, o de Apoio à Mobilidade Sénior e de Apoio na Comparticipação de Medicamentos e Aparelhos de Saúde.
Desta forma, “o município dá seguimento a um conjunto de medidas de intervenção social, primando pelo aumento da qualidade de vida dos seus munícipes, através da implementação de estratégias de apoio às famílias, promovendo inclusive o acesso a bens essenciais e a serviços, com vista ao desenvolvimento social”, acrescenta o município mariense.
No que diz respeito à população sénior, foram apoiados 35 idosos na aquisição de medicamentos num valor de 18.279,83 euros, 9 idosos na medida Mais Mobilidade, que correspondeu a 261,32 euros e 9 famílias na aquisição de equipamentos para ajudas técnicas, num valor de 942,60 euros.
Já no apoio à Infância e Natalidade, foram apoiadas 7 famílias num valor de 1.400 euros, através da aquisição, no comércio local, de produtos para o bebé no valor limite de 200 euros. Destaque para o apoio a 23 famílias num valor de 67.447,81 euros, no que diz respeito à habitação, uma medida implementada através de candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade das Famílias, permitindo a reparação, ampliação e beneficiação de habitações degradadas, pertencentes a agregados familiares economicamente carenciados, residentes no Concelho de Vila do Porto, de forma a criar as condições mínimas de habitabilidade. Realça-se que, a par deste apoio de 88 mil euros, foram ainda apoiados vários projectos sociais através do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, numa verba de verba de 19 mil euros.