Edit Template

Casa João de Melo com painel evocativo da figura popular de José Rebeca

A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou, na Casa João de Melo, um painel alusivo à figura popular de José Soares, conhecido pelos nordestenses como José Rebeca, sendo este o apelido de família, por parte do pai, devendo-se também o apelido ao seu modo de falar cantado e quase imperceptível.
A painel evocativo de José Rebeca surge da vontade demonstrada pelo escritor João de Melo, tendo a figura popular servido de inspiração à personagem de João Lázaro do livro do escritor “O Meu Mundo Não É Deste Reino”.
Por coincidência, o livro de João de Melo é lançado no mesmo ano de falecimento de José Rebeca, no ano de 1983, aos 85 anos de idade, na freguesia da Achada.
Natural e residente na freguesia da Achada, nascido em 1897, na Rua das Pedras, José Rebeca era conhecido de uma ponta à outra do concelho, sendo unânime a memória de um homem bom, que vivia de esmolas, calcorreando o concelho, de bordão e um saco de lona às costas, retribuindo as esmolas ora rachando lenha, limpando caminhos e atalhos.
Várias pessoas do concelho, assim como muito familiares, fizeram questão de estar presentes no momento de inauguração do painel, que acabou por ser uma homenagem a esta figura do imaginário popular do concelho do Nordeste, como teve a oportunidade de referir na ocasião o Vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão.
Alguns familiares do homenageado, sobretudo uma das sobrinhas directas, Joana Louro, que conviveu com José Rebeca, não disfarçaram a emoção de poderem avivar a memória do seu familiar querido, deixando um sentido agradecimento ao escritor João de Melo, ao município do Nordeste e a alguns envolvidos da freguesia da Achada. O texto que consta do painel evocativo a esta figura popular foi escrito pelo próprio João de Melo.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores