Edit Template

Terapia Focada na Compaixão

Na Psicologia Clínica observam-se variados tipos e modalidades terapêuticas. Recentemente e com a ajuda do meu próprio processo terapêutico descobri a Terapia Focada na Compaixão (TFC). É um modelo enquadrado nas Terapias Cognitivo-Comportamentais de terceira geração com uma abordagem inovadora, na qual a Compaixão assume um papel central, nas suas várias vertentes: o dar compaixão, o receber compaixão e a autocompaixão.
A compaixão define-se como a sensibilidade ao sofrimento aliada a uma atitude de compromisso para atenuar esse mesmo sofrimento. Socorrendo-se de ferramentas fundamentadas no conhecimento acerca do funcionamento da mente, a TFC visa dotar as pessoas do conhecimento e competências que permitam compreender o funcionamento da mente e atenuar o sofrimento emocional.
O trabalho realizado em consulta baseia-se nas competências individuais que a pessoa já detém e na promoção de competências de mindfulness, aceitação e compaixão. Há que destacar o papel fundamental dado à promoção da harmonia e flexibilidade entre os três sistemas de regulação do afeto: sistema de defesa-ameaça, sistema de procura e o sistema de tranquilização, altamente influenciados por fatores genéticos e ambientais.
A autocrítica surge muitas vezes como um dos maiores “inimigos” do eu. Assim, o desenvolvimento de um “Eu”mais compassivo, bondoso e gentil, especialmente consigo próprio, que vive a vida momento a momento, são sem dúvida valiosos ganhos advindos desta modalidade terapêutica.
Numa atitude compassiva, aproveito para lhe deixar um desafio, caro leitor. O que poderá fazer para cuidar de si, ainda hoje?

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Filipe Fernandes

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores