Edit Template

O Espírito da Quaresma vai Soprar no Pentecostes

QUARESMA E SAGRADO LAUSPERENE:
HÁ UMA VOZ PURA QUE CAMINHA COM O POVO DE DEUS

O Sagrado Lausperene. Palavras fortes que nos tocam na Essência da Nossa Vida. A Nossa Vida, o Tempo, tudo é de Deus. Não somos nada. Só o Sopro de Deus dá Vida e Sentido à Nossa Vida. Só quando fazemos as experiências dolorosas da Vida, com a carne a sagrar, ou simplesmente vulneráveis e incapazes é que nos voltamos para Deus. Rezemos, sem cessar: (3 vezes): “Graças e Louvores se deem em todo o Momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Graças e Louvores se deem em todo o Momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Graças e Louvores se dêem em todo o Momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.”. O Senhor no Sagrado Lenho, na Santa Cruz. Sejamos cristãos e católicos, irmanados como cristãos, mas sem fachadas de dúbios ecumunismos, sem essência, nem identidade constituinte. S. João Paulo II e Bento XVI fizeram doutrina mas à luz da Palavra de Deus. Em 2023, sua Santidade, o Papa Francisco, referiu-se, por escrito, em dois livros, a Bento XVI como “a santidade em pessoa”. Que Deus me dê a alegria de ver Bento XVI canonizado. Em vida já era, para mim, um santo. Só quem acompanhou a sua Vida e Obra sabe o quanto amava Cristo e sempre discreto porque quem tem visibilidade é Cristo, “o verdadeiro pastor universal”, da Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana. Há que o afirmar, sem manhas, com espírito de muita abertura, mas com muito discernimento. Uma coisa é a luz, outra, oposta, são as trevas. Precisamos de luz, de muita luz, neste caminhar de purificação. A Quaresma volta-nos para dentro de nós e, ao mesmo tempo, para o absoluto que habita em nós mas que está sempre para além de nós, e nos interpela, numa busca que nos atrai para o bem, para Deus.
Ponta Delgada, 21 de fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma. “Lembra-te ao homem que és pó, e ao ao pó te hás-de voltar”. Oração, Penitência e Esmola. Dar-mo-nos uns aos outros é a maior Dádiva. Que este seja um Tempo de Meditação. De Leituras. 40 dias/40 anos (Número Marcante). O Tempo que o Povo de Deus andou no Deserto, depois de liberto da escravidão do Egipto. Deus sempre amou a liberdade. Deus viu o Seu Povo oprimido no Egipto e compadeceu-se. Moisés foi o enviado de Deus. À pergunta de Moisés sobre quem o enviava, Deus disse, Dirás que é o Teu Deus, que te enviou. Deus autodefiniu-se: “EU SOU”, envia-te a assim te apresentarás como enviado de Deus, de “”EU SOU”. A Essência de Deus É: “EU SOU AQUELE QUE SOU”, que Cristo também dirá de Si Mesmo.
Ponta Delgada, 14 de fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros

Música.

Agora escolhi Hauser.
E Há Paz. Da vida desprendem-se os sons que entram nas cordas e nos instrumentos. Mas a música codificada não pode congelar a vida que lhe deu sentido e razão.
Somos música, somos poema, somos únicos para dizer a nossa verdade, a palavra que nos habita e é nossa e de mais ninguém. Quanta dor e sentir e aprendizagem não há numa topada que se dá, só porque vivemos a vida como um descuido como se não houvesse obstáculos. Mas hoje o pior é que os obstáculos se transferiram das coisas para as pessoas. Mas ninguém peça licença a ninguém para viver nem respirar. Ninguém respira por nós. Respirar é um verbo intransitivo. E só sentimos o seu VALOR quando nos falta o Oxigénio. O Espírito vive também da química da sua alma. Espírito e Alma são forças unas e diversas, na Unidade do Ser.
Ponta Delgada, 13 de fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros,

ROMARIAS,
ROMEIROS, CAMINHEIROS NA ORAÇÃO

No geral o Senhor Bispo explicita várias intenções, com Dignidade Humana, religiosa e católica, muito bem formuladas, de modo claro e mobilizando todos, e cada um, para uma Caminhada de Fé. Desde logo a Paz. Oremos pela Paz mas a Paz que pedimos é a Paz de Cristo entre nós. Disse Cristo: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha Paz”.
A Oração é para pedir ardentemente as coisas que nos fazem Bem ao Corpo e à Alma. Deve começar pelos Governos terem Respeito pelo Povo e pelo Povo de Deus.
Cada vez mais miséria e pobreza e estão a pôr em perigo um Valor que custou muito a Conquistar: A Autonomia da Região Autónoma dos Açores. É preciso Alimentar o Corpo e o Espírito. É preciso amar e cultivar os Dons do Divino Espírito Santo. Dizer e Orar, desde Menino, na Santa Igreja Católica Sinodal, da qual Cristo é a Cabeça e Esposo. Cristo que morreu na Cruz por todos nós, de todos os tempos e lugares, e da humanidade de todos os tempos.
De resto, na sua estrutura e nos demais pontos, e nos princípios da Declaração, o Documento do Senhor Bispo tem uma Forte densidade Cristológica e Mariana As Romarias são profundamente tocantes, sinto-o, desde Menino, quando, lá em casa, nos Ginetes, acolhíamos sempre Romeiros. Íamos, com muita Alegria, à Igreja dos Ginetes, à chegada e recolha dos Romeiros, Irmãos na Fé.
Rezemos pedindo a intercessão da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora, do Santíssimo Sacramento, de todos os santos e santas de Deus, na Unidade do Espírito Santo.
Ponta Delgada, 12 fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros

Passamos dia a dia sem ver a Luz que faz Ser

O Tempo não apaga o que o Espírito guarda em lembrança de vida. A Vida é esse Mistério que nos oferece tudo de Bom, e menos bom, para nos pôr à Prova, e não mostra, em aparência, o SENHOR da Dádiva da Vida, que é DEUS, que em todos e em tudo se manifesta na Alegria do ser, do Seu Ser. Mas no Seu Filho mostrou-nos que a Compaixão na Santa Cruz é feita de Amor e Dor, no seu Ápice, que só Deus pode experimentar de nos dar Luz da Luz da Ressurreição, como Verdadeiros Filhos de Deus. No tempo temos essas experiências que “o Tempo não apaga”. O tempo com a luz indicam-nos o Caminho.
Ponta Delgada, 10 de fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros

A Mulher sempre foi, é, e será, Central na Igreja de Cristo.

A Igreja sempre foi centrada na Figura de Cristo e de Maria. Ser mulher não é, em si mesmo, garantia de uma sensibilidade maior e melhor. Só as mulheres que sempre se dedicaram – e dedicam – num Caminhar, Orante, com Maria têm auctoritas, no plano religioso, cristão e católico, e, nessa dimensão, cristológica. A Igreja Católica sempre encontrou em Maria o Rosto da Feminilidade, do Santo terço e da dedicação a Cristo. “Fazei tudo o que Ele vos mandar”. O feminismo, coisa diferente é a feminilidade, não acrescenta nada, mas sim a Mulher que dá Visibilidade a Cristo, que acrescenta Fé como fermento de ser, e não a cargos, e cargos pagos. Isso não é Fé, isso não é entrega, é criar oportunismos na Igreja Católica, – seja onde for – invocando motivos, que não são razões na Verdadeira Igreja Sinodal, que existe desde a sua Criação e Fundação por Cristo. Até o Papa João Paulo I afirmou: “Deus é Mãe”. Ficou dito, para Sempre. Somos membros da Igreja Sinodal, que é a Igreja de Maria e de Cristo. Em toda a Igreja de Cristo conheci mulheres e homens que deram – e dão- tudo à Igreja sem exibicionismo de cargos ou encargos. E sem salários, chorudos, algures, lá longe, em sítios distantes? Seja onde for, o Batizado, na Igreja Sinodal, quer saber, ser católico é ser universal. É bíblico: “Ninguém pode servir a dois Senhores…”. Como um dia nos disse uma Sapientíssima Senhora, com Fé forte e esclarecida, e dando Testemunho, pela palavra e pelo exemplo, do seu Amor a Cristo: “muitas vezes o mal está dentro”. E é, “muitas vezes o mal está dentro”, como adverte, e denuncia, de tantos modos, o próprio Papa Francisco. E o que nos deve mover é a Igreja de Cristo que tem sido servida por muitos clérigos, homens e mulheres, leigos e leigas, não leigos/as pagos para fazerem o que os Cristãos, e são tantos, podem fazer para comunicar, em Verdade, a Palavra de Deus. Comovo-me ver uma Idosa ou Idoso que me ajuda a Crescer, em cada Momento, desde logo em termos espirituais, com uma Fé Inabalável, sendo Exemplos, vivos, de que não há Idade para Evangelizar e Glorificar a Deus. Numa Cama, falando, orando, cantando, como só pessoas à Luz de Maria e de Cristo nos fazem acreditar e não quem se faz pagar pelo dinheiro que falta nas coletas. É bíblico: “O que disserdes aos ouvidos, espalha nos telhados”, “o que fizerdes às escuras, será visto à luz do dia”. Somos uma Igreja Fundada, para Sempre, na e pela Luz de Cristo Ressuscitado.
A Luz mostra-se e mostra. Ai por quem vem a razão do pecado. Há que fortalecer a Igreja de Cristo. O Padre é a Figura central, subjugando-se à Cruz de Cristo. A CRUZ É O SINAL, O SIGNO E O CAMINHO.
Desde Menino sei o que a Fé, forte e esclarecida, da minha Mãe, que sempre nos ensinou, pela Palavra e pelo Exemplo, o Amor a Cristo, a Maria, à Santíssima Trindade, ao Santíssimo Sacramento, a todos os Santos e Santas de Deus, ao e no Povo de Deus (Bento XVI), Caminho e Santa Igreja Católica, Igreja Sinodal, na sua Essência de Ser.
“O Espírito sopra onde quer”.
Ponta Delgada, 10 de fevereiro de 2024
Emanuel Oliveira Medeiros

*Doutorado e Agregado em Educação e na Especialidade de Filosofia da Educação

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton na Lagoa na mira de mercados de alto valor acrescentado
Padre António Rego homenageado hoje
O melhor do surf nacional arranca hoje na praia de Santa Bárbara da Ribeira Grande
Jovem detido com 16 quilos de droga
Câmara Municipal de Ponta Delgada investe 15 milhões de euros em obras nas freguesias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores