Edit Template

Taxa de inflação nos Açores a baixo do nível da Zona Euro

A inflação abrandou em janeiro para 2,8% na Zona Euro, face aos 2,9% registados em Dezembro, confirmou o Eurostat.
Já na União Europeia, a taxa foi de 3,1%, também um recuo relativamente a dezembro.
Portugal ficou abaixo de ambas as médias ao registar uma inflação, medida pela variação do índice harmonizado de preços ao consumidor, de 2,5%, ainda que tenha acelerado face ao mês anterior.
Os Açores também registaram uma taxa anual homóloga de 2,4%, que em Janeiro representa um aumento em relação ao mês anterior.
A inflação nos Açores continua muito alta nalgumas categorias, com as maiores variações médias positivas a verificaram-se nas classes “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (11,11%), “Restaurantes e hotéis” (10,68%), “Comunicações” (4,88%) e “Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação” (4,74%).
Em sentido contrário, a única classe que apresentou variação média negativa foi a do “Vestuário e calçado” (-1,14%).
Na Europa, em comparação com Dezembro, a taxa de inflação homóloga caiu em quinze Estados-membros, manteve-se estável num e aumentou em onze.
Isto numa altura em que ainda não parece existir consenso no Banco Central Europeu sobre o calendário para uma eventual descida das taxas de juro.
Olhando para os diferentes países, as taxas mais baixas foram registadas na Dinamarca e Itália (ambas 0,9%), bem como Letónia, Lituânia e Finlândia (todas 1,1%). Já os países onde a inflação está mais elevada são a Roménia (7,3%), Estónia (5%) e Croácia (4,8%).
Quando à média de evolução de preços da Zona Euro, o Eurostat indica que “em Janeiro, o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da área do euro veio dos serviços (+1,73 pontos percentuais, pp), seguidos dos produtos alimentares, álcool e tabaco (+1,13 pp) e bens industriais não energéticos (+0,53 pp)”. Já os produtos energéticos têm um contributo negativo (-0,62 pp).
Já a inflação subjacente, que exclui produtos muito voláteis como a energia e a comida, recuou de 3,4% em dezembro para 3,3% em Janeiro, indica o gabinete de estatísticas europeu.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores