Edit Template

Pedro Nascimento Cabral enaltece novo livro de caricaturas de José Carlos Almeida

O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu o mais recente trabalho de José Carlos Almeida – “Caricartoons” – que expõe 200 caricaturas digitais concebidas pelo autor.
“É sempre com muito gosto que participo em situações em que os nossos políticos e a sociedade são caricaturadas. Inteligentes são aqueles que sabem rir-se de si próprios. Saber aceitar humor, demonstra que a pessoa é despida de complexos e está bem inserida na sociedade onde vive”, frisou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral, que falava durante a sessão de apresentação do livro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, elogiou o trabalho de “grande inteligência” do autor que “utilizou as palavras, o desenho e o humor para criar este brilhante livro conceptual de sátira”.
“Estas caricaturas registam momentos muito próprios da história de Ponta Delgada, dos Açores e do mundo. Com este livro, criou-se um arquivo que cataloga as nossas vivências, o momento em que fizemos parte desta sociedade e permite-nos entregar este legado aos nossos descendentes”, acrescentou o autarca.
O Presidente do município afirmou ainda que “a expressão artística visual é sem dúvida uma forma de comunicação directa e impactante. Com esta sua obra, o autor mostra não só o artista talentoso que é, mas também, a sua inconfundível capacidade de transformar o que observa, em mensagens de cariz humorístico capaz de entreter o seu leitor. Este livro é de facto uma criação que nos apraz a todos”.
Também na ocasião, José Carlos Almeida explicou que as suas caricaturas “não foram feitas com intenção de denegrir nem ridicularizar ninguém. O meu objectivo é que, através do humor, possa transmitir uma opinião sobre uma situação política ou social e, principalmente, criar uma imagem estética e psicológica da pessoa”.
Na cerimónia estiveram também Osvaldo Cabral, Director Executivo do Diário dos Açores, que foi o responsável pela legendagem das caricaturas e o jornalista Sidónio Bettencourt, que fez a apresentação do livro.

Edit Template
Notícias Recentes
Baile Verde e Amarelo encheu Pavilhão Multiusos de cor e animação
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores