Edit Template

Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus celebra 130 anos

A 18 de Abril de 1894 surgia na pequena freguesia do Faial da Terra, concelho da Povoação, a Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus (SMSCJ). No ano em que comemora o seu 130º aniversário, esta instituição prepara-se para apresentar diversos projectos de forma a poder comemorar este aniversário de forma digna e memorável.
O início das comemorações é já no próximo dia 22 de Março, pelas 20h30, dia em que a SMSCJ apresenta ao público o seu concerto “Mater Salvatoris”, a II edição do concerto Ressurection. Este evento que decorrerá na Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Faial da Terra, pretende mostrar o papel de Maria, mãe de Jesus, na ressurreição do Senhor. A entrada é gratuita.
A Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, para além de ser uma instituição centenária, tem tido um papel preponderante na pequena freguesia do Faial da Terra, apelidada por Gaspar Frutuoso como “O Presépio da Ilha”. Esta instituição, actualmente composta por 36 músicos, tem tido o cuidado de ao longo do seu percurso tentar quebrar as barreiras musicais impostas às filarmónicas.
Combatendo as dificuldades inerentes ao facto de estar sedeada numa freguesia pequena, afastada dos grandes centros, esta instituição tem tido como prioridade chamar os jovens a fazerem parte das suas fileiras, com uma escola de música orientada para as necessidades e dificuldades dos mesmos.
Uma prioridade desta instituição é fomentar um ambiente “familiar” entre os seus músicos e dirigentes, “Somos uma família! Tentamos que os nossos músicos mantenham os valores e ideias desta instituição dentro de um ambiente familiar onde se cultiva o respeito pelo próximo, a responsabilidade e acima de tudo o amor pela música”, disse João Pedro Resendes, maestro da SMSCJ.
Para além do concerto do próximo dia 22 de Março, a filarmónica está também a trabalhar na segunda edição do projecto “Desafios”, iniciado no ano passado e que “pretende apresentar peças de dificuldade elevada, desafiando os nossos músicos e tirando-os da sua zona de conforto”, diz João Pedro Resendes. A data deste concerto será anunciada em breve.
Mais projectos irão ser preparados até ao final do ano para comemorar de forma digna estes 130 anos de história e música na comunidade faialense.
“Convidamos todos os interessados a darem um passeio ao Presépio da Ilha no próximo dia 22 de Março e presenciarem um espectáculo musical único, preparado de forma cuidada e a pensar no espectador”, finaliza o comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores