Edit Template

Zona Norte da Baía de Santa Cruz vai ser requalificada

No decorrer da cerimónia de inauguração do edifício de apoio à Baía de Santa Cruz, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, referiu que a zona norte da Baía de Santa Cruz também vai ser, brevemente, requalificada.
Com a conclusão e inauguração da 2.º fase de intervenção na zona sul da Avenida do Mar, onde o foco foi a criação de estruturas e condições para a sua utilização como zona balnear, a edilidade pretende agora dar início à valorização da zona norte. Nesse âmbito, foram apresentados 4 projectos para esta requalificação, sendo que, o projecto vencedor é da autoria do arquitecto Luís Miguel Inglês dos Anjos, que assenta na transformação destes terrenos em Parque Urbano.
Esta proposta resulta do concurso realizado em parceria entre a edilidade lagoense e a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, para prestação de assessoria técnica na organização e realização de um procedimento de selecção prévia.
Esta obra deverá ter um valor máximo de €400.000,00, sendo o valor base do projecto de execução de 32.000,00€, ambos acrescidos de iva.
O programa da intervenção de toda esta zona norte prevê a criação de espaços verdes e um plano multifuncional para usufruto da comunidade e organização de eventos pontuais. Previsto está, igualmente, a ligação pedonal entre a nova área a requalificar até à zona balnear localizada a sul; a criação de percursos pedonais com áreas específicas de contemplação, de lazer e multifuncional para eventos ao ar livre; prevê-se uma zona de equipamento – bar/quiosque com esplanada; a criação de zonas de estacionamento com piso drenante, sendo que, a área de intervenção será acessível a pessoas com mobilidade condicionada, bem como, serão ainda criadas zonas para a realização de actividades ao ar livre, mais precisamente uma área de ginásio com equipamentos de fitness e calistenia; uma zona de lazer dedicada as crianças e circuitos de manutenção com diferentes estações para a realização de desporto informal.
O projecto de requalificação da zona norte da Baía de Santa Cruz tem como objectivo principal valorizar uma área de uma beleza ímpar na ilha de São Miguel e corresponde a um compromisso da autarquia e da edil, Cristina Calisto, na ocupação e valorização desta baía e criação de espaços atractivos para residentes e visitantes, numa área de grande potencial ambiental e paisagístico para o concelho e para a ilha.

Edit Template
Notícias Recentes
há 4 médicos por mil habitantes nos açores, abaixo da média nacional
Venda de carros novos dispara nos dois primeiros meses
Câmara de P. Delgada reforça em 60% verbas para as Juntas de Freguesia
Livro reúne testemunhos sobre os 50 anos do 25 de Abril nos Açores
Câmara Municipal de Ponta Delgada e Greenvolt entregam Bolsas de Mérito a alunos do ensino secundário
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores