Edit Template

Eurodeputada desafia jovens açorianosa candidatarem-se a programas europeus

A eurodeputada do PSD, Vânia Neto, participou na conferência “Europa Viva”, que decorreu na Escola Secundária Domingos Rebelo em Ponta Delgada, onde desafiou os jovens açorianos a aproveitar as oportunidades europeias em curso e a serem embaixadores do projecto europeu na Região.
Vânia Neto, que acaba de assumir funções como deputada ao Parlamento Europeu, com responsabilidade nas comissões parlamentares da Indústria, Investigação e Energia, bem como na das Pescas, em substituição de Maria da Graça Carvalho (agora Ministra do Ambiente e Energia), desafiou os jovens da escola Domingos Rebelo a candidatarem-se ao convite à apresentação de propostas #Youth4OutermostRegions, lançado pela Comissão Europeia.
Esta é uma oportunidade destinada aos jovens das Regiões Ultraperiféricas, pelo que os jovens açorianos, entre os 15 e os 24 anos, podem candidatar-se, individualmente ou em equipa, a um voucher de até 10 mil euros para implementarem projectos que visem melhorar as suas comunidades locais e o desenvolvimento da Região. Para a eurodeputada “este é um sinal de que a UE não deixa ninguém para trás e uma oportunidade para os jovens açorianos contribuírem com as suas ideias para o projecto europeu, em permanente construção”. Também as associações que trabalham com jovens e estabelecimentos de ensino podem candidatar-se a esta oportunidade. O prazo para submissão de projectos é simbolicamente o dia 9 de maio, o Dia da Europa.
Também o programa DiscoverEU foi abordado, uma oportunidade para os jovens com 18 anos explorarem a UE de comboio (condição dos jovens açorianos acautelada, uma vez que a viagem de avião de ligação ao continente é assegurada pelo programa), conhecerem a história, cultura, gastronomia e outros locais de outros Estados-Membros. As candidaturas estão abertas de 16 a 30 de Abril.
Nesta conferência, que promoveu o diálogo entre a nova eurodeputada social-democrata e jovens açorianos, Vânia Neto referiu ainda que estes “são naturalmente embaixadores da UE na Região”, pelo acesso facilitado que têm a informação, deixando-lhes o desafio de disseminar conhecimentos sobre a UE para ajudarem a combater a abstenção já nas próximas eleições europeias.

Edit Template
Notícias Recentes
Todos os caminhos vão dar a uma coroação nas 9 Ilhas
Capelania do HDES desdobra-se a visitar todos os doentes nas Unidades de Saúde de São Miguel
Santa Clara poderá conquistar hoje o campeonato da II Liga
Dia da Região comemorado amanhã na Horta
Aluno do Conservatório vence prémio em concurso nacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores