Edit Template

Mais 40 cuidadores domiciliários do programa “Novos Idosos” em Ponta Delgada

A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, entregou na Segunda-feira os diplomas de formação aos novos cuidadores domiciliários no âmbito do programa “Novos Idosos”, que teve o Lar Luís Soares de Sousa, de Ponta Delgada, como entidade formadora.
A cerimónia, que decorreu no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, na cidade micaelense, formalizou a capacitação de 40 novos cuidadores para Ponta Delgada, a juntar aos 39 da formação que decorreu na Praia da Vitória dentro da primeira fase do programa.
A segunda fase, iniciada em Abril de 2023, novamente com 50 vagas por concelho, contemplou a Horta, Lagoa e Vila Franca do Campo.
Neste momento são já 210 os cuidadores domiciliários integrados e 19 os técnicos superiores especializados contratados, pelas IPSS e Misericórdias, a dar apoio domiciliários a 219 idosos, como resultado do investimento de 2,1 milhões de euros.
Mónica Seidi considerou que este é um projeto “inovador”, que “terá continuidade apesar da mudança da pasta em termos políticos” com a entrada do novo Governo dos Açores.
“Reconhecemos que é uma mais-valia para os nossos idosos e para a nossa sociedade, sendo certo que necessitará, ao longo do tempo, de algumas adaptações”, vincou a governante.
Recorde-se que a proposta de Plano e Orçamento para 2024, chumbada no final do ano passado, incorporava o alargamento deste projecto-piloto a todas as ilhas dos Açores – a ideia continua presente na proposta do novo Governo Regional que irá a discussão parlamentar em Maio.
“Quero aproveitar ainda este momento para agradecer o trabalho da equipa regional, essencial para o sucesso deste projecto, da entidade formadora, e do Lar Luís Soares de Sousa, na pessoa de Noé Rodrigues, porque desde o primeiro momento teve a coragem de estar ao lado da tutela neste programa inovador”, prosseguiu Mónica Seidi.
“Mas o maior agradecimento vai para os novos cuidadores porque terão sempre um sorriso para aqueles de quem cuidam, e porque têm uma missão verdadeiramente nobre” concluiu.
Este projecto-piloto é financiado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Edit Template
Notícias Recentes
Arminda Pedreiras é a nova presidente da Comarca dos Açores
Empreendimento turístico dos Açores integra novo guia de hotéis e spas de luxo mundial da Condé Nast Johansens
Homem detido por abuso sexual de criança de 13 anos
Companhia americana Delta Air Lines não equaciona retomar, para já, ligações com os Açores
Binter interessada em fatia minoritária da Azores Airlines, avança a imprensa alemã
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores