O Executivo camarário da Povoação, liderado por Pedro Melo, aprovou na última reunião de Câmara 119 candidaturas de bolsas de estudo de alunos que frequentam o ensino superior neste ano lectivo de 2023/2024. Estas bolsas, agora aprovadas no valor de 1000 euros cada, foram concedidas a todos os alunos que se candidataram e perfazem um total de 119 mil euros de investimento na formação superior dos jovens povoacenses.
“A aposta nos jovens no ensino superior tem sido uma bandeira deste executivo”, referiu o Presidente, Pedro Melo, por várias ocasiões. Segundo o mesmo, nos últimos 14 anos foram investidos mais de 645 mil euros na atribuição de bolsas de estudo para os universitários. Em 2023, a bolsa de estudo, atingiu um valor anual de 750 euros para cada aluno que frequentou o ensino superior e em 2024 este montante já chegou aos 1000 euros.
No que aos apoios ao ensino superior dizem respeito, recorde-se que a Câmara Municipal da Povoação tem igualmente protocolado com a Fundação Gaspar Frutuoso o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior, na Universidade dos Açores, ao melhor aluno do concelho da Povoação, no valor de 1000 euros. O prémio referente ao ano lectivo 2023/2024 já foi entregue a jovem povoacense Beatriz Mendonça.
Ainda neste domínio e num protocolo celebrado com a Universidade dos Açores, o Executivo camarário criou em 2022, a título póstumo, a Bolsa Prof. Doutor Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros, ilustre pároco povoacense e antigo docente da Universidade dos Açores, falecido em 2021, vítima de doença prolongada. Esta bolsa premia, com 1000 euros cada, os dois melhores estudantes das licenciaturas em Sociologia e em Serviço Social da UAc.
O Padre Octávio de Medeiros foi uma personalidade que marcou a vida e as gentes povoacenses. Foi um homem de saber que deixou um vasto espólio de obras publicadas, onde foi autor e co-autor, trabalhos que lhe conferiram a atribuição do título de Cidadão Honorário do Concelho da Povoação.