A Cultura Editora e o autor açoriano Pedro Almeida Maia vão lançar o livro “A Força das Sentenças”, vencedor do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, na 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.
A sessão decorrerá no dia 9 de Junho, às 14h00, na Praça Amarela, e contará com a apresentação de Maria João Covas. Às 15h00, seguir-se-á uma sessão de autógrafos nos pavilhões do Grupo Infinito Particular (B10–B14).
«A Força das Sentenças» consiste num relato ficcional, na primeira pessoa, de um professor reformado e aspirante a escritor, diagnosticado com a doença de Alzheimer.
O Júri do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, constituído por Idalina Rodrigues, Mila Mariano e Carlos Café, distinguiu o texto de Pedro Almeida Maia entre 120 obras apresentadas a concurso sob pseudónimo, «pela actualidade, pela originalidade, pela criatividade e pela linguagem metafórica», num «convite à sensibilidade do leitor perante um tema que surge num movimento crescente e que clama por uma consciência amorosa e gentil, humanizada no ambiente familiar e no ambiente dos cuidados de saúde».
O prémio literário Manuel Teixeira Gomes foi atribuído pela Câmara Municipal de Portimão em Dezembro de 2023.
Pedro Almeida Maia publicou pela primeira vez em 2012,um romance no estilo policial que lhe valeu o Prémio Literário Letras em Movimento. Em 2014 foi seleccionado para a Mostra LabJovem com o drama “Nove Estações”, escreveu literatura infantil, venceu o Prémio DiscoverAzores com a poesia “Vinhas e Epigeus” e foi considerado Escritor do Ano pelo jornal Correio dos Açores.
Foi seleccionado para a Antologia de Contos do Centro de Estudos Mário Cláudio em 2018. Escreve crónica, ensaio e argumento, além de outras contribuições regulares.
Com alguns dos seus trabalhos no Plano Regional de Leitura e o eco obtido junto dos leitores e da crítica com “Ilha-América” e “A Escrava Açoriana”, o autor apresenta agora “A Força das Sentenças, o seu sétimo romance, vencedor do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes.