Edit Template

Já está disponível o 7º volume da Obra Completa de Vitorino Nemésio

Já está disponível para entrega o sétimo volume da Obra Completa de Vitorino Nemésio, que integra os títulos ‘Corsário das Ilhas’ e ‘O Retrato do Semeador’, numa edição conjunta da Companhia das Ilhas e Imprensa Nacional, com Direcção literária de Luiz Fagundes Duarte.
«Na edição original de ‘Corsário das Ilhas’, Vitorino Nemésio deixou-nos uma ‘advertência’ onde dava a conhecer o contexto em que as crónicas haviam sido escritas (o de duas viagens aos Açores, uma delas com passagem pela Madeira), e o carácter formal de que se revestiam: narrativa de viagens e memórias.
Afirmava ainda entendê-las como um ‘jornal’ escrito e falado, a partir de intervenções no Diário Popular e ao microfone da Emissora Nacional, em cuja categoria integra também ‘Ondas Médias’ e ‘O Segredo de Preto’ e ‘Outros Caminhos’.
Só mais tarde, aquando da publicação da edição crítica das Obras Completas de Vitorino Nemésio, empreendida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, é desenvolvido um esforço de interpretação destes textos,
A presente edição procurou ser o mais fiel possível às escolhas de Nemésio, apenas aproveitando a divisão em parágrafos que o autor afirmou preferir.
Este é o segundo volume da série Crónica da Obra Completa de Vitorino Nemésio. Com esta edição, destinada a um público vasto, em que cada volume é revisto e apresentado por um especialista na matéria, a Imprensa Nacional e a editora Companhia das Ilhas dão um contributo decisivo para a divulgação e o conhecimento da obra de um dos escritores que ficarão para a história da literatura portuguesa do século xx.» [Luiz Fagundes Duarte]

Edit Template
Notícias Recentes
Hotel Hilton na Lagoa na mira de mercados de alto valor acrescentado
Padre António Rego homenageado hoje
O melhor do surf nacional arranca hoje na praia de Santa Bárbara da Ribeira Grande
Jovem detido com 16 quilos de droga
Câmara Municipal de Ponta Delgada investe 15 milhões de euros em obras nas freguesias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores