Edit Template

Verão vai ser mais quente do que o habitual

Depois do Verão climatológico, o instante do solstício marcou Quinta-feira o arranque do Verão astronómico.
Teve início às 20:51 do dia 20 de Junho (hora dos Açores) e durará cerca de 93 dias.
Com muita gente a ir de férias nesta altura do ano, impõe-se a pergunta: quão quente será o Verão 2024 em Portugal?
Nesta previsão sazonal, Alfredo Graça, especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), analisa as principais tendências meteorológicas dos meses de Julho e Agosto no nosso país e arquipélagos.
Nos últimos dois anos – 2022 e 2023 – Portugal continental registou dois dos seus seis Verões mais quentes desde 1931.
Por volta desta altura do ano, em ambos os anos referidos, o nosso país já ia testemunhando ondas de calor, algo que este ano não se verifica e que leva muita gente a interrogar-se “onde anda o Verão”.
A corrente de jacto polar, encarregue de “orquestrar” a circulação atmosférica na nossa latitude, é a responsável pela situação meteorológica que temos vivido nas últimas semanas, dado que ao estar fraca permite uma grande variabilidade de estados de tempo na nossa geografia.
Assim, este é um dos principais motivos pelos quais temos estado a viver episódios de temperaturas frescas nas primeiras semanas de Verão climatológico.
Mantém-se a previsão de temperaturas mais quentes do que o normal em Portugal continental no Verão 2024, mas haverá excepções, segundo o meteorologista.
De acordo com a mais recente actualização do modelo de referência da Meteored, mantém-se a previsão de um Verão mais quente do que o habitual, não só em Portugal continental, Açores e Madeira, mas também em quase todo o resto da Europa.
No que concerne especificamente a Portugal continental e seus arquipélagos, a probabilidade da estação estival ser mais quente do que o normal é de 70 a 100%.
Porém, haverá excepções.
Segundo o mapa de previsão de anomalia de temperatura do ECMWF para o trimestre Julho, Agosto e Setembro 2024, constata-se que os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, total ou parcialmente, registarão valores dentro da média nos próximos três meses, contrariando a tendência de calor intenso do resto do país e da Europa.
Para os principais meses de Verão – Julho e Agosto – os mapas de anomalia de precipitação da Meteored apostam em valores de precipitação dentro da média praticamente de norte a sul de Portugal continental.
Apesar do Verão ser efectivamente a estação mais seca do ano, o facto de estarem previstos valores dentro da média de precipitação significa que em Julho e Agosto poderá chover tudo aquilo dentro do que é normal chover nesses meses, mesmo tendo em conta que é Verão, e que as quantidades deverão ser pouco volumosas quando comparadas com outras estações do ano.

S. João com bom tempo

Para este fim-de-semana de S. João e próximos dias, a previsão é de bom tempo, sendo que em Ponta Delgada, a temperatura terá mínima de 18ºC e máxima de 24ºC. No Funchal, Madeira, registam-se valores de temperatura entre os 18ºC e os 26ºC.
Para hoje, o IPMA prevê “céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro”.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores