As Grandes festas do Espírito Santo de Ponta Delgada têm o seu expoente máximo neste fim de semana, com o programa de hoje a assinalar, pelas 09h00, a distribuição das pensões às Instituições Particulares de Solidariedade Social e, ao meio-dia, será inaugurado o Triato do Espírito Santo, no Campo de São Francisco.
Destaque depois para a Partilha das Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco, pelas 12h15, para o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, às 15h00, e para a Recitação do Terço Cantado pelos Ranchos de Romeiros da Relva e Candelária, a partir das 19h30.
Amanhã, 14 de julho, pelas 09h30, no Largo da Igreja Matriz, vai realizar-se a Missa da Coroação, que será animada pelo grupo coral litúrgico de São Pedro.
Lançado livro “Espírito Santo em Objetiva
- Alenquer/Ponta Delgada”
“Este livro é um contributo inestimável, que enriquece e eterniza as Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer e em Ponta Delgada. Todos aqueles que mais tarde irão folhear este livro, vão poder fazer parte desta tradição que une os dois Municípios, apreendendo a essência destas festas através da fotografia”, afirma Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada valorizou este trabalho durante a cerimónia de lançamento do livro “Espírito Santo em Objetiva – Alenquer/Ponta Delgada”, um projeto que apresenta registos fotográficos das tradicionais das Festas em Honra de Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, realizadas nos dois concelhos.
Para Pedro Nascimento Cabral “esta obra regista precisamente o que é o Espírito Santo de Alenquer e de Ponta Delgada, através da arte de fotografar. Naturalmente, Alenquer como sendo a sede onde o culto do Divino Espírito Santo nasceu, pelo ato generoso da Rainha Santa Isabel e do Rei D. Dinis e, aqui, nas nossas ilhas, onde a devoção chegou com o povoamento dos Açores e se criou uma forte ligação”.
“Este foi um grande legado, que foi trazido até nós pelos nossos antepassados e que agora, quer eu, quer o Presidente de Alenquer, temos a obrigação ética de receber esta herança e aperfeiçoar o que for possível, no sentido de projetar, ainda mais, estas Festas para todo o mundo, enquanto marca da nossa identidade, da nossa forma de ser e de estar. Com ações, como o lançamento deste livro, queremos passar, com orgulho, às gerações futuras este nosso legado, eternizando e projetando, assim, a nossa impressão digital neste Portugal onde nos encontramos e no mundo”, reforçou.
Pedro Nascimento Cabral aproveitou ainda este momento da abertura das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada para convidar todos os presentes a participarem nos vários momentos desta “festa da fé de um povo que, a cada ano, se enriquece com a presença e envolvência de todos”, para lembrar que “enquanto, em qualquer lugar do mundo, houver uma bandeira ou uma coroa do Espírito Santo, está lá uma alma açoriana ou um descendente de Alenquer. Está lá a nossa identidade, capaz de nos projetar no mundo inteiro”.
Já o Presidente de Alenquer, Pedro Miguel Ferreira Folgado, fez questão de expressar “o enorme gosto de estar, novamente, a participar nestas Festas de Ponta Delgada, reforçando, com a nossa tenda e o lançamento deste livro, esta parceria, entre os dois Municípios, que surgiu do acordo de geminação assinado em 2023”.
Na ocasião, Pedro Folgado também elogiou o trabalho, a dedicação e a alegria dos fotógrafos que colaboraram na criação desta obra, salientando que “cada um vive e vê o Espírito Santo à sua maneira e por isso é tão importante este momento de partilha, no caso deste livro a partir de registos de fotógrafos dos Açores e de Alenquer, para podermos continuar a perpetuar esta nossa tradição”.