O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira afirmou ontem que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) está a fazer uma “aposta contínua” no reforço dos cuidados de saúde na ilha de São Jorge, avançando agora com a aquisição de equipamento Raio-X, num investimento de 234 mil euros.
O parlamentar social-democrata destacou que a aquisição do Raio-X, cujo concurso público foi recentemente lançado, “demonstra a ambição do Governo liderado por José Manuel Bolieiro, num investimento contínuo nos cuidados de saúde na ilha”.
Para Paulo Silveira, “é notória e evidente a melhoria dos cuidados de saúde em São Jorge, desde logo pela melhoria de infraestruturas como o Centro de Saúde de Velas, que foi objeto de uma requalificação por longos anos reivindicada e recentemente inaugurada”.
Mas os investimentos prosseguiram também com a “melhoria das condições das acessibilidades do Centro de Saúde da Calheta, além do funcionamento da Unidade Básica de Urgência, com presença física de 24 horas por dia”, salvaguardou. De acordo com o deputado do PSD/Açores, “mesmo ao nível da atividade assistencial, verifica-se um aumento da deslocação de especialistas à Unidade de Saúde de São Jorge no primeiro semestre deste ano, a par da taxa de cobertura de 100% da população por médicos de família”. Paulo Silveira frisa, desta maneira, estar-se “perante uma Unidade de Saúde de Ilha que procura chegar a toda a população e dar resposta às necessidades, numa lógica de rentabilização de recursos em complementaridade”. Segundo o parlamentar-social-democrata, o lançamento do concurso para o fornecimento, instalação e manutenção do equipamento Raio-X “insere-se numa política orientada para a transição digital na Saúde, desde logo pelo Hospital Digital da Região, que pretende homogeneizar procedimentos, permitindo igual leitura e análise dos dados nas várias unidades de saúde da Região”. O deputado entende tratar-se de “mais um passo para que o Serviço Regional de Saúde passe a dispor de interoperacionalidade de equipamentos, complementaridade de recursos e melhoria do acesso à informação clínica por parte dos profissionais, o que traz mais conforto, comodidade e confiança aos utentes”.