Os deputados do Chega Açores, José Pacheco e Olivéria Santos, acompanhados pelo deputado do Chega na República, Miguel Arruda, estiveram na freguesia de Santa Bárbara, na costa Norte do concelho de Ponta Delgada, onde foram alertados pelo presidente da Junta de Freguesia para alguns caminhos rurais que estão totalmente abandonados e que prejudicam a população local.
Há caminhos rurais sem qualquer manutenção e outros que se têm vindo a degradar ainda mais. É o caso, por exemplo, de um caminho rural, em Santo António, que liga aquela freguesia a Santa Bárbara e aos Remédios da Bretanha e que está interrompido após uma derrocada há sete anos, que destruiu uma ponte no local.
O Chega Açores já havia alertado para esta situação e estado no local há mais de um ano, tendo verificado hoje que aquele caminho rural se encontra ainda pior, estando, actualmente, totalmente intransitável e sem que o poder político apresente soluções.
José Pacheco voltou a frisar que “é lamentável o estado de abandono a que se tem deixado a costa norte de Ponta Delgada. São muitas as denúncias que nos chegam de situações idênticas, sendo que o dinheiro não pode servir apenas para festas e festarolas”, advertiu o líder parlamentar do Chega.
Trata-se de um caminho rural que era usado como alternativa à estrada regional, e que, actualmente, está intransitável, totalmente destruído e com o acesso vedado. Para os deputados, “este bem que podia ser um caminho alternativo de acesso às freguesias da costa norte de Ponta Delgada, caso a estrada regional fique cortada, por algum motivo de força maior, mas que está desprezado há sete anos”.
Para o Chega Açores, está mais do que na altura do poder político dar uma maior atenção aos caminhos rurais que servem não só os agricultores, mas também a população local e ainda são muito usados também pelos turistas que, através da costa Norte do concelho de Ponta Delgada, podem facilmente aceder ao miradouro das Cumeeiras ou à Lagoa do Canário ou às Sete Cidades.