A Câmara Municipal de Ponta Delgada lançou um novo concurso público para a empreitada de reabilitação da balaustrada e Torre Sineira da Igreja Matriz, na freguesia de São Sebastião, com um preço-base de 316 mil euros, acrescido de IVA.
A obra contempla três intervenções distintas e faseadas, implicando, primeiro, a contenção provisória da balaustrada de pedra, seguido da reabilitação e reforço da Torre Sineira, e, terminando, com a reabilitação da balaustrada de pedra.
A autarquia definiu um prazo limite de 120 dias para a execução da obra, decorrendo o período de apresentação de propostas até ao próximo dia 16 de Setembro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, este investimento “é essencial para a preservação do nosso património histórico e cultural. Este é um dos símbolos mais emblemáticos da nossa cidade sendo necessário preservar a sua integridade para garantir que futuras gerações possam continuar a usufruir deste legado arquitectónico”.
O autarca acrescenta ainda que “investir na reabilitação da Torre Sineira é valorizar a identidade de Ponta Delgada, porque este é um imóvel classificado de interesse público desde 1953, com um valor inestimável cultural e patrimonial”.
Mais informações referentes ao procedimento concursal podem ser consultas no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores ou na plataforma VortalGov.
Recorde-se que este é o terceiro concurso público lançado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada para promover a reabilitação da Torre Sineira da Igreja Matriz. No primeiro procedimento concursal não foi apresentada nenhuma proposta, enquanto no segundo concurso foi apresentada uma proposta com um valor superior ao preço base do concurso público.