Edit Template

“Dia da Viola da Terra” comemora-se no dia 2 de Outubro, na Povoação

O concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra na Ilha de São Miguel, produzido anualmente pela Associação de Juventude Viola da Terra, decorrerá no Auditório Municipal da Povoação, no dia 2 de Outubro, uma Quarta-feira, pelas 20h30, sendo de entrada livre.
O concerto contará com Raquel Dutra, personificando, em nome próprio, o projecto musical formado pelo quarteto de Viola da Terra (Adílio Soares), Guitarra Acústica (Jorge Dutra), Contrabaixo/Guitarra Portuguesa (Rúben Torres) e Bandolim/Voz (Raquel Dutra). Do seu repertório fazem parte, actualmente, temas de todas as ilhas dos Açores. Como projecto a decorrer, em 2024, contam com o lançamento do segundo álbum dedicado à música do Cancioneiro Tradicional dos Açores.
A segunda parte estará a cargo dos irmãos Ribeiraquentenses César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), que compõem o Duo Toadas, onde apresentarão modas do repertório instrumental tradicional da Viola da Terra e ainda originais seus, do seu álbum de 2022, “Toadas, da lobeira ao agrião”.
O Duo Toadas convidou tocadores do Concelho da Povoação, solistas de grupos folclóricos ou ligados a grupos de violas e escolas de Violas, responsáveis pela continuidade da vitalidade desses grupos, para uma participação especial no concerto: Alexandre Carreiro, das Furnas, José Braga, da Ribeira Quente, e Paulo Rocha, da Lomba do Cavaleiro.
A abrir a sessão será inaugurada a exposição de fotografia “Violas dos Açores”, na entrada do Auditório, e que contará com momento musical pela Escola de Violas da Ribeira Quente. A exposição poderá ser visitada durante o mês de Outubro, no horário de funcionamento do Auditório. Esta exposição, inaugurada em 2021, em Ponta Delgada, já teve itinerância pelas Ilhas Graciosa, Terceira, Pico e São Jorge, cumprindo o seu objectivo de divulgação da diversidade da nossa Viola.
A Associação de Juventude Viola da Terra promoverá ainda uma programação paralela ligada a acções de sensibilização da Viola da Terra em Escolas, e prepara uma apresentação online, surpresa, a 2 de Outubro.
Ao mesmo tempo, decorrerá programação em outras Ilhas dos Açores, promovida pela Associação MiratecArts (Pico) e a Sons do Terreiro – Associação Cultural (Terceira), parceiros de produção da Associação de Juventude Viola da Terra, bem como outras actividades que possam ser desenvolvidas por músicos e outras instituições.
Foi ainda lançado, há alguns dias, o desafio, “Dia da Viola da Terra – chega-te à frente!”, com o intuito de incentivar a produção de eventos ou qualquer iniciativa, por parte de qualquer pessoa ou entidade, nos Açores e Comunidades Açorianas, a assinalar o Dia da Viola da Terra.
O concerto comemorativo do Dia da Viola da Terra conta com o apoio do Governo dos Açores e da Câmara Municipal da Povoação, e com apoio à divulgação pelas Juntas de Freguesia da Povoação e da Ribeira Quente.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores