Edit Template

PSD anuncia que República vai reforçar Repartição de Finanças em Angra

O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República, Francisco Pimentel, avançou que o Governo da República “vai reforçar, com cinco trabalhadores, o serviço de atendimento da Repartição de Finanças de Angra do Heroísmo, invertendo a atual situação de falta de pessoal”.
O social-democrata destacou “a resposta pronta do Executivo liderado por Luís Montenegro”, ao pedido de esclarecimento sobre o assunto, sendo que assim se vai inverter a situação de falta de pessoal “com a colocação e reforço, ainda este ano, do efetivo daquele Serviço, com mais cinco trabalhadores. Trata-se de uma medida que vai responder aos anseios que quem utiliza a referida Repartição”, considerou.
De acordo com Francisco Pimentel, estão a decorrer “dois concursos para reforço de pessoal dos Serviços de Finanças: um nacional para preenchimento de 390 vagas e outro da Direção Regional do Orçamento e Tesouro para posterior mobilidade nos Açores para o Ministério das Finanças para suprir os serviços de Angra com cinco efetivos e outros tantos para a Praia da Vitória e direção de finanças da Terceira”.
O parlamentar eleito pelo círculo eleitoral dos Açores explica que “as alterações para o horário do atendimento presencial nas Finanças de Angra do Heroísmo foram decretadas em Agosto do ano passado, tendo como base uma diretiva de 2016, fazendo-se o mesmo, sem marcação, entre as 9h e as 12h30, e com marcação das 12h30 às 15h30”.
“O Ministério do Estado e das Finanças diz que podem ser feitos ajustamentos pontuais ao serviço prestado, sem marcação, desde que haja disponibilidade e condições para tal. Mas que também a diminuição de recursos humanos, e a garantia de férias para os respetivos trabalhadores, tem limitado essa realidade”, frisa Francisco Pimentel.
“Mas temos de destacar que os Serviços de Finanças asseguram muitas situações urgentes e inadiáveis, apesar do envelhecimento gradual dos seus quadros, aos quais, pelo que já está em curso um protocolo que prevê o recrutamento de trabalhadores, por mobilidade interna na Autoridade Tributária (AT), para os Açores”, acrescenta.
O deputado alerta, no entanto, “para a necessidade de se planificar a gestão dos recursos humanos daquele Serviço, uma vez que se prevê a passagem à aposentação, nos próximos anos, de mais pessoal, dada a idade média avançada dos trabalhadores”.
Em suma, Francisco Pimentel garante que, dentro dos condicionalismos existentes, a AT “tem recorrido aos mecanismos adequados para garantir uma gestão equilibrada e proporcional do seu efetivo, sempre tendo como intenção um melhor atendimento aos cidadãos”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores