Edit Template

Apoio de 480 mil euros à comunicação social

O Conselho do Governo Regional, reunido anteontem, decidiu aprovar a proposta de Decreto Legislativo Regional que cria um programa extraordinário de apoio aos órgãos de comunicação social privados, com sede, atividade e domicílio fiscal na Região Autónoma dos Açores.
O programa representará um investimento de até 480 mil euros.
O apoio extraordinário corresponde ao montante bruto de quatro remunerações mínimas mensais garantidas na Região Autónoma dos Açores para o ano de 2024.
O montante do apoio é pago por trabalhador com contrato de trabalho a termo certo ou por tempo indeterminado, conforme declarações mensais de remunerações enviadas para a Segurança Social
Segundo explica o governo, “os órgãos de comunicação social privados dos Açores exercem uma missão de inquestionável interesse público, cuja importância assume particular relevância como parceiros mediadores para a informação e formação de uma opinião pública qualificada, torna-os imprescindíveis como garante da democracia, sendo que têm a missão acrescida de unir todos os açorianos”.
“Face à gravidade dos impactos sociais e económicos com que se têm deparado os órgãos de comunicação social privados dos Açores, o Governo Regional entendeu criar um programa extraordinário de apoio aos órgãos de comunicação social privados com sede, atividade e domicílio fiscal na Região Autónoma dos Açores”, acrescenta.
O executivo açoriano explica ainda que “num momento pós-pandémico, num cenário de guerra na Europa e no Médio Oriente, de aumento de custos das matérias-primas e num contexto de perda global de receitas, de subida de taxas de juro e aumento de rendas, reveste-se como necessário o fortalecimento dos órgãos de comunicação social privados, que, ao transmitirem uma informação livre e independente, constituem um dos suportes fundamentais da democracia”.
“O presente apoio extraordinário pretende a salvaguarda do emprego nas redações e no conjunto das empresas de comunicação social privada e visa, também, garantir mecanismos que evitem a redução da cobertura profissional da atualidade política, social, económica e cultural”, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores