Edit Template

Chega-Açores é contra apoios à comunicação social

O líder do Chega/Açores manifestou-se contra um programa específico para a comunicação social privada, defendendo que deve aceder aos apoios disponíveis para qualquer empresa que opera no mercado.
Citado num comunicado do Chega/Açores, José Pacheco salienta que existem “muitos profissionais que não estão a ser tratados com dignidade” e que o partido não coloca “os jornalistas nem acima nem abaixo” de outros relativamente às questões laborais.
O Governo dos Açores anunciou que irá propor a criação de um apoio extraordinário aos órgãos de comunicação social privados com um valor global até 480 mil euros, salientando que a subvenção pública “é um dever da democracia”.
Nos Açores, desde 2006 que existe um Programa Regional de apoio à Comunicação Social Privada, designado por Promedia.
O apoio extraordinário pretende ser cumulativo com o sistema de incentivos à comunicação social privada que está em vigor nos Açores.
“Não podemos concordar que o Estado pague a jornalistas, ou a empresas privadas de jornalismo, porque depois têm de obedecer à voz do dono”, salienta José Pacheco, que esteve hoje reunido com a Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, para apresentação das propostas feitas por aqueles profissionais, no âmbito da revisão do Promedia.
O líder do Chega/Açores, que defende a extinção do Promedia, recorda que existem diversos apoios para empresas privadas, insistindo que “o que as empresas de comunicação social têm de fazer é concorrer a esses apoios”. “Não podemos aprovar programas que vão beneficiar empresas de comunicação social para serem a máquina de propaganda de qualquer Governo ou partido”, acrescenta, salientando que, apesar de ser “o primeiro a defender o jornalismo”, entende que “não devem ser os contribuintes a pagar esta atividade”.
“Em nenhuma democracia adulta e séria – como queremos que seja a nossa – temos o Estado a pagar empresas de comunicação social. Isso não existe, é uma deturpação da democracia”, alega.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores