O concelho de Lagoa atingiu a taxa de 100% no indicador “Água Segura”, de acordo com os resultados do Relatório Anual do Controlo, da Qualidade da Água para o Consumo Humano 2024, enviado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos dos Açores (ERSARA).
Este resultado confirma que todas as análises, frequências e valores paramétricos realizados em 2023 cumpriram os exigentes parâmetros de qualidade da água para consumo humano. O Município de Lagoa vai, assim, receber o galardão “Selo de Qualidade de Água para Consumo Humano” da ERSARA, que visa reconhecer as entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água que tenham assegurado uma qualidade exemplar da mesma para consumo humano.
Nelson Santos, vereador da área de ambiente da Câmara Municipal de Lagoa, realça o orgulho deste resultado, salientando que o mesmo reflecte o empenho e dedicação dos funcionários responsáveis pela manutenção do sistema de abastecimento. “Este resultado é fruto do trabalho incansável e comprometido dos nossos colaboradores, que todos os dias garantem que a água que chega às casas dos nossos munícipes seja segura e de elevada qualidade”, reforçando o apelo ao uso da água do abastecimento público como uma alternativa mais sustentável e económica em comparação com outras fontes, não só pela sua elevada qualidade, mas também pelo seu contributo na redução do consumo de garrafas de plástico e na preservação ambiental.
Com um total de 853 análises realizadas, sem registo de qualquer incumprimento, Lagoa continua a liderar como exemplo de boas práticas no abastecimento de água. A autarquia reafirma o compromisso de manter os elevados padrões de qualidade e seguir investindo em melhorias contínuas no sistema de abastecimento.