Edit Template

Pedro Nascimento Cabral destaca valorização da literatura

“Com a abertura dos III Encontros Literários, damos como pública e notória a importância do livro, da escrita e da leitura como factores determinantes de literacia, fundamentais ao desenvolvimento social, pela educação, pela promoção da cidadania inclusiva, pelo incentivo à criatividade e à inovação”, afirmou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente da Câmara Municipal falava na sessão de abertura de mais uma edição dos Encontros Literários, que “promove o debate de ideias e o aprofundamento do conhecimento dos géneros literários, entre os escritores, mas também no público estudantil, que tem vindo e continuará a ser presença assídua nesta iniciativa autárquica”.
Pedro Nascimento Cabral considera “que é fundamental promover a nossa literatura e os nossos autores. A escrita faz parte do nosso ADN e através dela, muitos açorianos se imortalizaram por uma literatura universal, que retira anonimato à nossa dimensão arquipelágica”.
“É o caso de Natália Correia, cujo centenário do seu nascimento inspirou a Câmara Municipal de Ponta Delgada à criação de um prémio literário”, exemplificou.
O responsável autárquico vincou que “estamos a cumprir com o paradigma de que o livro é registo de identidade cultural, da sua elevação e da sua emancipação, local e externa. A participação de autores, como Valter Hugo Mãe, mas, também de outros, que se destacam no nosso meio e fora dele, a par de investigadores, editores e agentes culturais, directamente ligados ao universo literário, somam prestígio a estes encontros na divulgação dos nossos pensadores e da produção literária que aqui se faz”.
“Enquanto município berço e terra natal de vultos como Natália Correia, Antero de Quental, e como, ainda, neste 5 de Outubro, fizemos a Teófilo Braga, com grande elogio à capacidade de iniciativa do nosso Município por parte do Presidente da República, sentimos a grande responsabilidade de chamar a nós e continuar a tornar presentes legados que, nos conturbados dias de hoje, urge, especialmente, preservar: pela nossa liberdade pessoal e colectiva, a nossa dignidade humana, a nossa integridade de cidadãos defensores das causas nobres e construtores de ideais que permaneçam basilares à civilidade”, partilhou.
Pedro Nascimento Cabral também frisou que “esta é uma iniciativa que muito nos honra, pois acredito que, pela escrita, incentivamos e valorizamos a diversidade de pensamento. Pela escrita e pelos livros comunicamos com o mundo”.
Aproveitando ainda o arranque desta edição dos Encontros Literários, o Presidente da autarquia afirmou que “Literatura é cultura! Por isso não poderia deixar de referir que este evento, a par de outros eventos, não serão os únicos canais de comunicação culturais que, nos próximos tempos, esta Câmara Municipal promoverá e apoiará. Em 2026, Ponta Delgada será Capital Portuguesa da Cultura, num ano de celebração, promoção e divulgação. Mas, não se pense que o projecto Ponta Delgada Capital Portuguesa da Cultura encerre o que temos investido e apostado no desenvolvimento cultural do nosso concelho. A realização desta já terceira edição dos Encontros Literários é disto exemplo”.
Esta cerimónia que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou também com uma conferência inaugural sob o tema “Lógicas do Romance ou o romance como revolução”, proferida por Carlos Reis, a homenagem ao autor Victor de Lima Meireles e a entrega do Prémio Literário Natália Correia 2024 a João Albano Fernandes, que levou a concurso a sua obra “Caindo de mais alto”, que se encontra disponibilizada (gratuitamente) em formato Ebook no Portal da Câmara Municipal. Posteriormente também será entregue uma menção honrosa a Luís Corredoura, pela sua ficção “Esperanças e Desilusões”.

Edit Template
Notícias Recentes
“Cheque-Livro” para jovens em 12 entidades
Lançado Queijo de S. Jorge com 40 meses de cura
Prémio Literário Vitorino Nemésio apresentado hoje no Centro Municipal Natália Correia
“MSC Virtuosa” estreia hoje em P. Delgada e pernoita com mais de 4 mil visitantes
Cesteiros de Água de Pau homenageados em obra de arte pública de Urbano
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores