Edit Template

Chega propõe regresso do uso de glifosato

O Chega pediu que se apreciasse, na Assembleia Legislativa Regional, com urgência, uma proposta de Decreto Legislativo Regional para que se permita o uso de glifosato no combate a infestantes em espaços púbicos na Região.
O deputado José Paulo Sousa justificou a urgência com o facto de “passados praticamente quatro anos desta proibição, os resultados estarem à vista, com as estradas e demais espaços públicos, tomados por infestantes”.
O Grupo Parlamentar do Chega lembrou que os autarcas têm expressado “grande preocupação com a situação”, uma vez que os outros meios que se encontram disponíveis “não se mostram adequados para o controlo das infestantes, imputando enormes custos com resultados fracassados”.
José Paulo Sousa esclareceu, por isso, a urgência de se voltar a poder usar glifosato “para resolver este enorme problema que é o combate às plantas invasoras”, para que as estradas e caminhos voltem a estar livres de infestantes.
É que as ferramentas actualmente utilizadas, “além de necessitarem de muita mão-de-obra, que está escassa, têm tido um impacto ambiental que talvez tem sido ignorado, como a proliferação de micro-plásticos das sedas das roçadoras, que se depositam nos nossos solos e águas, representando uma ameaça silenciosa à biodiversidade e à nossa saúde e muitos outros que posteriormente serão apresentados”, reforçou o parlamentar.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro anuncia novo apoio ao investimento empresarial com 40 milhões do PRR e majorações até 70%
Frota açoruana proibida de pescar alfonsim após esgotar quota anual
Grupo SATA anuncia consolidação da melhoriade resultados no terceiro trimestre do ano
Tribunal Arbitral fixa serviços mínimos da Atlânticoline no triângulo
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores