O Chega pediu que se apreciasse, na Assembleia Legislativa Regional, com urgência, uma proposta de Decreto Legislativo Regional para que se permita o uso de glifosato no combate a infestantes em espaços púbicos na Região.
O deputado José Paulo Sousa justificou a urgência com o facto de “passados praticamente quatro anos desta proibição, os resultados estarem à vista, com as estradas e demais espaços públicos, tomados por infestantes”.
O Grupo Parlamentar do Chega lembrou que os autarcas têm expressado “grande preocupação com a situação”, uma vez que os outros meios que se encontram disponíveis “não se mostram adequados para o controlo das infestantes, imputando enormes custos com resultados fracassados”.
José Paulo Sousa esclareceu, por isso, a urgência de se voltar a poder usar glifosato “para resolver este enorme problema que é o combate às plantas invasoras”, para que as estradas e caminhos voltem a estar livres de infestantes.
É que as ferramentas actualmente utilizadas, “além de necessitarem de muita mão-de-obra, que está escassa, têm tido um impacto ambiental que talvez tem sido ignorado, como a proliferação de micro-plásticos das sedas das roçadoras, que se depositam nos nossos solos e águas, representando uma ameaça silenciosa à biodiversidade e à nossa saúde e muitos outros que posteriormente serão apresentados”, reforçou o parlamentar.