A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social marcou presença, no Cine Teatro Lagoense, para assinalar o primeiro aniversário de entrada em funcionamento do Centro de Saúde da Lagoa.
O evento contou com a presença de várias entidades do setor e do concelho da Lagoa, e nele Mónica Seidi afirmou a sua satisfação para a resolução de um problema que, para o Governo Regional, não poderia persistir: “A Lagoa era o único concelho micaelense que não tinha um centro de saúde. Num concelho com mais de 14 mil habitantes, achámos que esta era uma situação que tinha de ser alterada”.
Extinguir a antiga Unidade de Saúde para criar um novo Centro de Saúde trouxe diversos benefícios à comunidade, pois “foi com o projeto da criação do Centro de Saúde da Lagoa que se conseguiu reorganizar os serviços para uma resposta mais eficaz à população” esclareceu a Secretária da Saúde e Segurança Social.
Em causa, prosseguiu, está a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde, na criação de novos espaços e serviços, num investimento do Governo Regional no valor de 75 mil euros.
Em consequência da criação do Centro de Saúde da Lagoa conseguiram-se condições notoriamente superiores no funcionamento de alguns serviços, como a Sala de Tratamentos e Injetáveis e o Serviço de Atendimento Complementar, tal como os serviços de nutrição, psicologia e serviço social, saúde mental, cuidados domiciliários e apoio ao cuidador informal.
“Tudo isto é motivo de orgulho para nós, porque reflete aquilo em que acreditamos profundamente que é o trabalho feito num esforço conjunto entre o Governo Regional e as forças vivas de uma comunidade”, concretizou Mónica Seidi.