Edit Template

Santa Maria será o local de aterragem do voo inaugural do Space Rider

A ilha de Santa Maria será o local de aterragem do voo inaugural do Space Rider.
O anúncio foi feito ontem pelo diretor de voo da Agência Espacial Europeia (ESA), Stefano Bianchi, durante o evento de inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa em Vila do Porto.
O mesmo responsável já tinha avançado, em fevereiro, que Santa Maria era uma das melhores possibilidades, quando se deslocou ao local no âmbito do processo do destino de aterragem do Space Rider, que decorria.
“Estou aqui para insistir nisso. Santa Maria é uma boa opção”, afirmou na altura, prometendo tomar uma decisão rapidamente.
Com o lançamento previsto para 2027, o novo vaivém da ESA será uma plataforma de testes e ensaios científicos em órbita, com capacidade de retorno e reutilização.
Atualmente em fase de testes e validação, permitirá à Europa dispor de um veículo espacial com capacidade para embarcar experiências em ambiente de microgravidade, com regresso assegurado.
Este vaivém, que após o lançamento permanecerá no espaço por cerca de dois meses, poderá a vir a ser usado comercialmente, o que capacitará a indústria europeia para abrir novos mercados.
Está previsto que o voo inaugural do Space Rider leve várias experiências científicas a bordo, entre elas uma do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) da Universidade de Coimbra, projeto promovido e apoiado pela Agência Espacial Portuguesa.
A indústria portuguesa está também presente do desenvolvimento do veículo Space Rider.
A escolha de Santa Maria como local de aterragem sublinha a importância dos Açores no futuro das infraestruturas espaciais europeias, realça Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, lembrando que “Portugal tem feito um longo caminho, dando os passos necessários para a implementação do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria”.
A Agência abre assim uma nova oportunidade no campo da experimentação e operação de missões espaciais, sendo este o objetivo da criação de um hub de retorno e acesso ao espaço em Santa Maria.
Este hub multifuncional estará equipado com infraestruturas que servirão de apoio às atividades de investigação e experiências científicas desenvolvidas no Space Rider, mas também de outras missões de reentrada de veículos orbitais.

Agência Espacial inaugurada
ontem com Marcelo

A Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) foi inaugurada ontem à tarde, em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
O momento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dos presidentes da Assembleia Legislativa Regional e do Governo dos Açores, Luís Garcia e José Manuel Bolieiro, respetivamente, e da secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.
Com a inauguração e a futura operacionalização da sede em Santa Maria, ponto alta das comemorações do 5.º aniversário da organização, a Agência Espacial Portuguesa reafirma o seu compromisso com a região dos Açores, impulsionando o desenvolvimento de várias iniciativas estruturantes para o setor espacial em Portugal.
“A Agência reconhece, desde o início, o potencial geográfico da região dos Açores para o desenvolvimento de um ecossistema espacial. Com esta centralidade atlântica, Portugal tem uma porta aberta para um futuro próspero no Espaço”, afirma Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
“Esta inauguração representa um novo capítulo na história da Agência Espacial Portuguesa e do setor espacial português”, acrescenta. Considerando que “os Açores têm um papel fundamental para o nosso ecossistema”, Ricardo Conde lembra que “o futuro porto espacial da ilha de Santa Maria está entre os potenciais locais de aterragem do ‘Space Rider’”.
O primeiro lançamento do futuro veículo espacial da Agência Espacial Europeia está previsto para 2027, podendo a ilha açoriana receber a aterragem do voo inaugural.
Nesse sentido, durante o evento, Rodrigo da Costa, diretor-executivo da EUSPA (Programa Espacial da União Europeia), Stefano Bianchi, diretor dos Programas de Voo da Agência Espacial Europeia, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa debateram os desafios do setor e o papel dos Açores como local de retorno e acesso ao Espaço.
Construído na década de 1950, o edifício que albergará a sede da Agência Espacial Portuguesa foi projetado por Francisco Keil do Amaral.
O arquiteto foi responsável pelo núcleo habitacional e esquema geral de urbanização após a inauguração do aeroporto de Santa Maria.
A moradia histórica alojou a família do diretor do aeroporto durante a gestão da Direção Geral de Aeronáutica Civil. Em 2019, o edifício foi cedido pelo Governo Regional dos Açores à Agência Espacial Portuguesa para aí ser instalada a sua sede.
Santa Maria registou, durante algumas décadas do século XX, um forte impulso económico e social devido ao papel que o seu aeroporto, construído durante a II Guerra Mundial pelas forças militares norte-americanas, desempenhou nas ligações entre os dois lados do Atlântico, o que permitiu à ilha duplicar a sua população.
O aparecimento da aviação a jato e as crises do petróleo nos anos setenta do século passado reduziram significativamente a relevância do aeroporto para os voos transatlânticos, mas a ilha com cerca de 5.500 habitantes está, nos últimos anos, a tentar recuperar a sua importância geoestratégica com diversos projetos e investimentos do setor aeroespacial.
É esta localização que faz ainda com que a NAV Portugal tenha na ilha um Centro de Controlo Oceânico responsável por controlar os voos em rota numa área de mais de cinco milhões de quilómetros quadrados de céu a partir de Santa Maria. A ilha acolhe também várias outras infraestruturas ligadas a esta área, como é o caso da Estação de Rastreio de Lançadores de Satélites da ESA, a ‘Galileo Sensor Station’ também da ESA e a estação meteorológica EUMETSAT, entre outras. A Agência Espacial Portuguesa foi criada Governo para implementar a estratégia nacional ‘Portugal Espaço 2030’ com o objetivo de que o país seja reconhecido como uma autoridade mundial nas interações Espaço-Terra-Clima-Oceano, com benefícios para a sociedade e para a economia.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores