A Câmara Municipal de Ponta Delgada celebrou protocolos de cooperação com o Coliseu Micaelense que garantem um desconto de 50% aos munícipes portadores dos cartões municipais PDL Jovem, Sénior ou de Família Numerosa nos eventos de produção própria proporcionados pela casa de espectáculos.
Os protocolos foram assinados, ontem, pelo Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, e pela Presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, Cila Simas.
“Estes são cartões que vêm corresponder a quem necessita e tem interesse em usufruir da oferta cultural do Coliseu. Em três cartões, jovens, menos jovens e famílias numerosas terão acesso a um desconto de 50% nos espectáculos aqui promovidos”, anunciou Pedro Nascimento Cabral na cerimónia realizada no Salão Nobre do Coliseu Micaelense.
Conforme sublinhou, trata-se de uma medida “pioneira a nível nacional” e bem pode materializar o esforço que a autarquia tem feito para democratizar o acesso à cultura no concelho.
“Hoje damos mais um passo importante naquela que é a política cultural do Município de Ponta Delgada. Para nós, a cultura tem de ser transversal e abranger os mais diversos públicos. Mas mais do que isso: faremos sempre por garantir que todos os nossos munícipes tenham acesso a ela, independentemente do contexto económico em que se encontrem”, frisou Pedro Nascimento Cabral.
Por outro lado, acrescentou, a iniciativa traduz o compromisso da Câmara Municipal para com a qualidade de vida dos seus munícipes, espelhando também o investimento que tem continuamente vindo a ser realizado na implementação de medidas que beneficiam os jovens, seniores e famílias de Ponta Delgada.
A Presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, Cila Simas, corroborou as palavras do Presidente do Município e também salientou a relevância da iniciativa como forma de garantir maior equidade no acesso à cultura na ilha de São Miguel.
“A cultura é que define um povo e este povo tem que ter acesso ao que se passa no Coliseu Micaelense e a todo o tipo de eventos que são de programação própria. Ou seja, todos os portadores dos cartões terão este desconto de 50% nas iniciativas produzidas por nós, com excepção dos bailes de Réveillon e de Carnaval”, salientou.
O Cartão PDL Jovem proporciona um amplo conjunto de descontos aos jovens residentes no concelho de Ponta Delgada, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos. É válido por 3 anos e a respectiva adesão tem um custo simbólico de 2 euros.
Já o Cartão PDL Sénior permite aos cidadãos com 65 ou mais anos de idade obterem vantagens na aquisição de bens em serviços públicos e/ou privados. Com um prazo de validade de 5 anos, a sua emissão representa um custo de 2 euros.
Do mesmo modo, o Cartão PDL Famílias Numerosas garante um conjunto de descontos e preços especiais aos agregados familiares do município com três ou mais filhos. Tem também uma validade de 5 anos e o custo de adesão é de 2 euros.
A adesão pode ser feita através do portal online da Câmara Municipal de Ponta Delgada ou junto dos serviços de Desenvolvimento Social, localizados no Largo Dr. Manuel Carreiro.