Edit Template

República reforça Orçamento dos Açores em 75 milhões de euros

Os Açores vão receber um reforço de 75 milhões de euros do Orçamento do Estado para 2025 e a Lei de Finanças Regionais vai ser revista no primeiro semestre do próximo ano, anunciou o Presidente do Governo Regional dos Açores.
“Será submetido sob a orientação do Governo de Portugal à Assembleia da República alterações para reforçar em 75 milhões de euros a transferência sem qualquer condicionamento do Orçamento do Estado para 2025 para a região”, revelou José Manuel Bolieiro.
O presidente do Governo Regional falava na sessão de encerramento das jornadas parlamentares da coligação que integra o executivo, PSD/CDS-PP/PPM, em Ponta Delgada.
O Governo dos Açores reivindicava um aumento de 150 milhões nas transferências do Estado para a região em 2025 ao abrigo da alteração da capitação do IVA na Lei de Finanças Regionais, recebendo assim metade do reivindicado.
O assunto vai ser discutido na Assembleia da República, já que o Bloco de Esquerda (BE) vai propor um aumento de 150 milhões de euros nas transferências do Orçamento do Estado (OE) para os Açores em 2025, alegando ser uma reivindicação justa.
“É preciso mesmo reforçar as transferências para os Açores, porque isto é a forma de garantir que temos dinheiro para investir na habitação, nos serviços públicos, no apoio social e para termos creches para todas as crianças”, afirmou António Lima, deputado único do BE no parlamento açoriano há poucas semanas.
”Se esses 150 milhões de euros não vierem a estar no Orçamento do Estado para 2025, os deputados do PSD só podem votar contra, caso contrário, todo este foguetório de José Manuel Bolieiro não passou de uma mera manobra de propaganda”, vincou António Lima.

Edit Template
Notícias Recentes
Apelo contra “musgão” nos presépios: colher esfagno em São Miguel é contraordenação ambiental muito grave
Regulamento Espacial da União Europeia põe Santa Maria no centro do mapa e Comité das Regiões quer regiões à mesa das decisões
EDA aprova plano estratégico plurianual e orçamento para 2026 em assembleia geral de accionistas
TAP vai ligar o Porto à ilha Terceira a partir de Março de 2026
Governo dos Açores reforça proximidade e humanização nos cuidados de saúde
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores