SOLE MIO, de Alexandre Sampaio, é um dos “projectos culturais com interesse relevante para a preservação, valorização, promoção e divulgação da Região Autónoma dos Açores”, co-financiado pelo Governo dos Açores, com o apoio da Direcção de Cultura do Governo Regional e produção da Casa de Vilar Associação Cultural e Artística.
O artista propõe-se a construir um corpo de imagens de todo o arquipélago dos Açores em fotografia solar, uma técnica muito pouco comum e sem recurso a máquinas fotográficas convencionais.
Após a edição nas ilhas de Santa Maria e Corvo, em 2021/2022, em 2023/2024 o artista trabalhou sobre as ilhas das Graciosa e Flores, agora em exposição.
Na ilha das Flores, SOLE MIO teve o apoio dos municípios das Lajes das Flores e de Santa Cruz das Flores, das paróquias e Juntas de Freguesia da ilha, do Museu Municipal das Lajes das Flores, do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Parque Natural das Flores e Reserva da Biosfera, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores, da AutAtlantis Rent-a-Car e de vários elementos da comunidade. A exposição das obras terá inauguração no Museu Municipal das Lajes das Flores, a 16 de Novembro de 2024, às 16h, e permanecerá até 31 de Janeiro de 2025.
Na ilha Graciosa, SOLE MIO teve o apoio do município de Santa Cruz da Graciosa, das paróquias e Juntas de Freguesia da ilha, do Museu da Graciosa, das Santas Casas da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e de S. Mateus, da Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, da Rent-a-Car Graciosa Lda. e de vários elementos da comunidade.
A exposição das obras terá inauguração no Museu da Graciosa a 23 de Novembro de 2024, pelas 16h, e permanecerá até 9 de Janeiro de 2025.
Mantendo o contacto com os territórios das primeiras exposições de fotografia solar no arquipélago açoriano, o artista promove também uma mostra digital antológica das quatro colecções SOLE MIO, à data, no espaço Multiusos, na ilha do Corvo, e no Museu de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.