Edit Template

Estrangeiros já são metade dos que procuram casa nalgumas ilhas

Nos Açores, os cidadãos que vivem no estrangeiro já representam cerca de metade da procura de casas à venda em várias ilhas, segundo revela a plataforma imobiliária ‘idealista’.
Na ilha de Santa Maria, a procura internacional por casas à venda (58,8%) superou o interesse nacional, pesando quase metade da procura de casa nas ilhas do Pico, Flores, Corvo e da Graciosa.
Por sua vez, nas ilhas de São Jorge, Faial, São Miguel e da Terceira, a procura internacional representa mais de um terço do total, com os cidadãos dos EUA, Alemanha e Canadá a serem aqueles que mais procuram casa.
No caso da Madeira, três em cada dez pessoas que procuram casa são cidadãos estrangeiros, com o interesse internacional a representar 42,5% do total registado nos últimos três meses até Outubro, com principal procura por parte de cidadãos da Alemanha e Reino Unido.
No território continental a procura de casas à venda desde o estrangeiro tem maior peso no distrito de Faro (35,8% do interesse total), sendo que Lisboa e Porto têm um peso de apenas 12,1% e 13,7% do total da procura de casas em cada um dos distritos, respetivamente.
Os estrangeiros continuam, assim, a dinamizar o mercado habitacional, sobretudo, nas ilhas, apesar de terem hoje menos benefícios fiscais para viver, trabalhar ou fazer negócios imobiliários em Portugal.
Recorde-se que o antigo Governo de Costa colocou um ponto final aos vistos gold para investimento imobiliário em Outubro de 2023 em todo o país, apesar de os governos regionais tanto dos Açores, como da Madeira se terem manifestado contra.
E, no início do ano, também terminou com o regime de Residentes Não Habituais (RNH), tendo sido substituído por um novo mais restrito.
O que se tem sentido em Portugal nos últimos meses é que os houve uma recuperação do interesse dos estrangeiros em comprar casa no país, depois de a procura ter caído a pique entre dezembro de 2023 e Julho de 2024, muito por culta do fim destas vantagens fiscais.
Se no segundo trimestre deste ano os estrangeiros pesavam apenas 13,5% da procura total de casas à venda em Portugal, nos três meses terminados em outubro os cidadãos internacionais passaram a pesar 18,8% do total (+5,3 pontos percentuais).
Agora, a procura internacional por habitação tem origem, sobretudo, na França, no Reino Unido e nos EUA, por esta ordem.
Este é o top3 depois de se ter sentido uma mudança de nacionalidades a partir de Outubro de 2023, data em que o fim dos vistos gold entrou em vigor com o Mais Habitação – até então a procura desde os EUA estava em primeiro lugar, conclui a plaraforma.

Edit Template
Notícias Recentes
PS quer esclarecimentos sobre fim das cartaspara marcação de consultas no hospital da ilha Terceira
Câmara da Povoação recebe cantata de Reis dos alunos da EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
PDL26 arranca a 29 de Janeiro com espectáculo “Deixa passar a vida” no Coliseu Micaelense
Governo dos Açores reforça aposta estratégica na renovação geracional com apoio de 2,8 milhões de euros para jovens agricultores
Governo dos Açores vai apresentar Antepropostade Lei para alterar Decreto-Lei sobre Subsídio Socialde Mobilidade
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores