Edit Template

Insularidade é oportunidade estratégica únicapara catapultar economia das Regiões Ultraperiféricas, defende Artur Lima em São Tomé e Príncipe

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, presidiu à sessão de abertura das jornadas de apresentação dos Projectos MAC com São Tomé e Príncipe, aprovados na primeira convocatória do programa INTERREG MAC 2021-2027, e que decorreram nos dias 12 e 13 de Dezembro, na cidade de São Tomé, no âmbito do projecto estratégico ATLANTE.
Elogiando o programa, Artur Lima afirmou que “o INTERREG MAC é um exemplo notável de cooperação territorial, que une as Regiões Ultraperiféricas (RUP) dos Açores, da Madeira e das Canárias com países africanos, como é o caso de São Tomé e Príncipe”.
“A conjuntura insular dos nossos territórios apresenta desafios únicos, a dispersão geográfica e as limitações estruturais que enfrentamos exigem um esforço conjunto para mitigar os efeitos da nossa insularidade. Mas essa mesma condição insular representa uma oportunidade estratégica que deve ser explorada, de modo a também catapultar as nossas economias, através do nosso turismo e do aumento da capacidade de exportação das nossas empresas”, acentuou.
“É por isso importante que, no âmbito do projecto ATLANTE, possamos encontrar estratégias de crescimento económico que incluam, por exemplo, clusters tecnológicos e áreas identificadas nas estratégias de especialização inteligente (RIS3) das RUP”, anunciou Artur Lima.
O projecto ATLANTE visa aprimorar a governação da cooperação no espaço geográfico abrangido pelo Programa INTERREG MAC, promovendo uma gestão mais integrada e mais eficiente das suas dinâmicas territoriais. Por outro lado, pretende estabelecer um quadro sólido de diálogo e coordenação institucional, promovendo a identificação de estratégias e acções de interesse comum.
O ATLANTE procura, igualmente, maximizar a capitalização dos resultados alcançados em programas anteriores, assegurando a continuidade e o fortalecimento de iniciativas conjuntas.
O Vice-Presidente do Governo lembrou que, para além do ATLANTE, “a Região participa em outros nove projectos MAC de São Tomé e Príncipe, nas áreas da tecnologia, investigação e inovação, economia azul, pescas, segurança alimentar e crescimento digital”.
No primeiro dia da sua deslocação ao arquipélago, Artur Lima reuniu-se com o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, num encontro em que “foi acordada a celebração de protocolos nas áreas do ensino superior, tendo ainda sido solicitado o apoio na elaboração da Lei das Finanças Regionais do Príncipe, que se encontra em fase de elaboração”, disse.
“A Região Autónoma do Príncipe celebra, no próximo mês de Abril, 30 anos da sua autonomia. Esta será, certamente, uma razão para expandirmos a relação dos Açores com esta ilha e fomentarmos estratégias de cooperação”, adiantou Artur Lima.
O Vice-Presidente do Governo reuniu-se ainda com a reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe, Eurídice Aguiar.
“Procurámos formas de aproximar a Universidade dos Açores à Universidade de São Tomé e Príncipe, visando parcerias nos campos da agricultura, das ciências do mar e da tecnologia. Estas são áreas onde podemos dar um contributo efectivo, seja através da partilha de conhecimento entre ambas as academias, ou da possibilidade de ensino à distância”, concluiu Artur Lima.

Edit Template
Notícias Recentes
Bensaúde compra Hotel Caloura
PIB dos Açores cresceu mais do que o nacional
Está já em vigor um passe para visitar as nove ilhas por avião e barco com subsídio do governo
Sónia Nicolau avança com lista de independentes à Câmara de Ponta Delgada
Tribunal de Contas alerta que é preciso reforçar meios de socorro em P. Delgada e R. Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores