Edit Template

Lagoa recebe workshop ministrado por Maria João Silveira

O convento de Santo António, na Lagoa, irá receber, no dia 28 de Dezembro, das 17h00 às 19h00, o workshop “Folhas de Milho (Anjos de Natal)”, ministrado por Maria João Silveira.
Artesã certificada pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores – CADA, trabalha fibras naturais, sendo que tem preferência pela folha de milho.
Há dez anos que se dedica ao trabalho artesanal, tendo como matéria-prima principal a folha de milho.
As suas bonecas de folha de milho têm-se destacado no artesanato pelo seu lado mais contemporâneo e pela mistura de outros materiais, como o dragoeiro, a espadana, o vime e os tecidos. Habitualmente, utiliza também o tingimento das folhas.
Este workshop encerra um ciclo de acções formativas que a Câmara Municipal de Lagoa promoveu no âmbito do programa especial de Natal, que está a decorrer até dia 5 de Janeiro, no convento de Santo António.
Para além disso, enquadra-se num projecto que a autarquia iniciou, este ano, «Entrelaçar Fibras Vegetais».
No âmbito desse projecto, está a decorrer uma residência artística, a cargo da artista Sofia de Medeiros junto do artesão Alcídio Andrade (Água de Pau) e da artesã, Lurdes Couto (Ribeira Chã).
Recentemente, foi, igualmente, inaugurada uma obra de arte pública, da autoria do artista Urbano, intitulada «Aos cesteiros de Água de Pau,» como forma de valorizar uma prática artesanal identitária do concelho e enriquecer o roteiro de arte pública no território lagoense.
O projecto «Entrelaçar Fibras Vegetais» visa também a integração no plano curricular da disciplina de educação tecnológica, do 2.º e 3.º ciclos de ensino regular, formações para a comunidade geral, por forma a perpetuar o saber fazer e as técnicas de entrelaçar fibras vegetais, junto dos mais jovens.
Relativamente ao workshop de Folha de Milho terá um custo de 35 euros por formando, estando o material incluído.
As inscrições decorrem até dia 23 de Dezembro.

Edit Template
Notícias Recentes
“A minha maior inspiração é saber que essas pessoas vão poder recordar e eternizar momentos únicos através do meu trabalho.”
Paulo do Nascimento Cabral satisfeito pela colocação do POSEI no centro das prioridades do próximo QFP
Construção de um ambiente laboral mais justo, colaborativoe sustentável depende de todos, defende Maria João Carreiro
Concelho da Ribeira Grande renova bandeira azul em cinco zonas balneares
“Agricultura está no centro das nossas vidas”, sublinha António Ventura
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores