A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, assinou um protocolo de cooperação com a Fundação Gaspar Frutuoso, destinado à atribuição do prémio de mérito de ingresso ao ensino superior, na Universidade dos Açores, ao melhor aluno do concelho.
O Presidente da Câmara Municipal vincou que “a autarquia tem na educação um dos seus principais pilares e este protocolo comprova, uma vez mais, o nosso empenho para apoiar a próxima geração, em particular os estudantes que ingressam na Universidade dos Açores, para que estes estejam capacitados a construir um futuro melhor”.
Pedro Nascimento Cabral avançou que “estes prémios, mais do que reforçar a relação entre a autarquia e a Universidade dos Açores, vêm também simbolizar o mérito dos nossos jovens e incentiva-los à construção de um futuro brilhante e cheio de oportunidades”.
Neste sentido, o responsável autárquico adiantou que “a Câmara Municipal de Ponta Delgada também dispõe de outro tipo de incentivos à continuação dos estudos dos jovens estudantes, como o apoio à deslocação de alunos provenientes de famílias carenciadas que ingressaram em universidades localizadas fora da ilha de São Miguel e atribui bolsas de estudo universitárias, cujos critérios foram alterados de forma a ser possível atender a mais alunos e abranger famílias de classe média. A título de curiosidade no ano lectivo de 2023/2024, a autarquia de Ponta Delgada apoiou um número recorde de 366 alunos com bolsas universitárias, num total de quase meio euros”.
“Acreditamos que a educação constitui a base do desenvolvimento de uma sociedade em direcção à dignidade, realização e felicidade da pessoa humana. Só com o conhecimento que o ensino pode dar é que estaremos aptos para competir com os melhores, aqui ou em qualquer parte do mundo, por isso pretendemos continuar a juntar esforços e estabelecer parcerias (públicas e privadas) para atingirmos o sucesso educativo”, reiterou.
O Presidente do Conselho Directivo Fundação Gaspar Frutuoso, José Noronha Rodrigues, agradeceu à Câmara Municipal de Ponta Delgada e destacou a importância desta cooperação que “vem desenvolver um dos objectivos da Fundação, que é apoiar a Universidade dos Açores e os seus estudantes. É um apoio benéfico para todos, que fará toda a diferença na vida dos jovens estudantes, principalmente na dos que vêm de famílias carenciadas”.