O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia adjudicou a empreitada de construção de 24 novos apartamentos na rua Padre Joaquim, na freguesia de São José, pelo valor de 3.344.208,85 euros, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.
A informação foi avançada pelo autarca à saída da reunião ordinária da Câmara Municipal de ontem, adiantando que a empreitada inicia já no próximo mês de Fevereiro e conta com um prazo de execução de 360 dias.
“A circunstância reveste-se de algum simbolismo, uma vez que marca o arranque do maior investimento alguma vez feito pelo Município de Ponta Delgada no sector da habitação”, salientou Pedro Nascimento Cabral.
“Com a concretização deste investimento municipal – um dos maiores que faremos na área da Habitação – vamos ajudar muitas pessoas e famílias de São José, contribuindo para que a freguesia continue a trilhar um percurso de desenvolvimento social e económico. A adjudicação desta obra é uma demonstração clara do nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida em Ponta Delgada”, acrescentou. O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada sublinhou que, além de São José, o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) já aprovou projectos para a construção de novas moradias nas freguesias de Santa Clara, São Sebastião, São Pedro, Fajã de Cima, Fajã de Baixo, Arrifes e Ginetes.
Apesar da “falta de mão-de-obra” com que o sector da construção civil se confronta na Região, Pedro Nascimento Cabral tem a expectativa de que as empresas se apresentem aos próximos concursos públicos que serão lançados. Entretanto, o Presidente da Câmara Municipal frisou que a autarquia continua a aguardar resposta a mais candidaturas que foram submetidas ao IHRU para a concretização de novos projectos na área da habitação no concelho.
Realçou, contudo, que, só após autorização por parte do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, é que a Câmara Municipal poderá desenvolver os procedimentos legais para o lançamento dos concursos públicos destinados à construção das moradias ou apartamentos.