O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Alves Cordeiro, reuniu com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro Ministro, Luís Montenegro, e o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, e o Presidente do PS Carlos César para se despedir do cargo, que termina nos dias 19 e 20, na reunião da próxima sessão plenária do Comité das Regiões Europeu.
“Ser Presidente do Comité das Regiões Europeu tem sido uma das honras da minha vida. Enquanto representante político originário dos Açores, esta Presidência afirmou a ideia de uma União Europeia feita por todos, para todos, para cada vila, cidade ou região europeia, independentemente do seu tamanho ou da sua localização”, afirmou Vasco Cordeiro, agradecendo “a S. Exa. o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e ao Sr. Primeiro Ministro Luís Montenegro pelo reconhecimento do trabalho levado a cabo à frente desta instituição europeia. O mandato que está prestes a terminar tem sido bastante desafiante, nomeadamente no que diz respeito à promoção de uma nova visão para uma Política de Coesão mais forte, com os órgãos de poder local e regional no seu centro, para reforçar a nossa solidariedade com a Ucrânia com o lançamento da Aliança Europeia de Cidades e Regiões para a sua Reconstrução, e para tornar a União Europeia mais justa, carregando a voz de todos os territórios, incluindo zonas rurais e regiões ultraperiféricas”.
“Observando os desafios atuais e futuros que a União Europeia enfrenta, a visão de uma União Europeia que coloque as regiões e cidades no centro é mais importante do que nunca. Durante os passados dois anos e meio, enquanto Presidente trabalhei para reforçar o perfil político do Comité das Regiões Europeu enquanto Assembleia política das autoridades locais e regionais da União Europeia, para reforçar a legitimidade democrática do projeto europeu, enraizando-o no terreno. Este será o legado que deixarei ao próximo Presidente quando lhe passar o mandato dentro de um mês”, sublinha Vasco Cordeiro.
Nesta ocasião, o Presidente da República condecorou o ainda Presidente do Comité das Regiões Europeu com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Para concluir a missão a Lisboa, o Presidente Cordeiro manteve uma troca de impressões com o líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, e com o Presidente Carlos César, na sede do partido, onde debateram os desafios que se colocam à União Europeia e às suas regiões, incluindo os Açores.
“As raízes do Partido Socialista estão firmemente ancoradas no projeto europeu. O meu mandato como presidente do Comité das Regiões Europeu insere-se neste forte compromisso. Orgulho-me de ter contribuído para a construção de uma Europa mais forte e mais justa para todos. Tive o prazer de trocar impressões com Pedro Nuno Santos e Carlos César”, disse.