Edit Template

Estudo sobre ampliação da pista do Pico já está na posse do Governo dos Açores

O estudo complementar sobre a ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico já foi entregue ao Governo dos Açores, soube o nosso jornal.
O documento está, agora, a ser analisado pelos técnicos da Secretaria Regional dos Transportes, aguardando-se uma decisão do governo, que deverá ser anunciada em breve.
Recorde-se que o executivo de coligação, na sequência dos resultados do estudo prévio, entendeu “que deveria solicitar um estudo com definição planimétrica e altimétrica da pista, com várias configurações/extensões da pista, quer para oeste, quer para leste, ou uma conjugação de ambas, com rotação da pista, que resulte um comprimento de pista à descolagem de 2.345,0m (TORA), que permita que as aeronaves do tipo A321 Neo, A320 Neo, A320 Ceo, B737-900, B737-800 e B737-700 operem sem limitações operacionais ou limitações mínimas”.
“A decisão política do Governo dos Açores é clara e inequívoca, num compromisso firme com a ilha do Pico, mas apenas será possível materializar se forem garantidas, com rigor, as devidas condições técnicas das novas alternativas sinalizadas nos recentes trabalhos, cuja viabilidade importa analisar adequada e responsavelmente”, disse na altura o governo.
Berta Cabral disse também na altura que a ampliação da pista do aeroporto do Pico em mais 700 metros iria provocar mais “obstáculos“ do que os que existem atualmente.
O Grupo Aeroporto do Pico (GAPix) discorda das conclusões do estudo prévio para ampliação da pista e alega que uma análise detalhada ao documento comprova que a ampliação “é possível” com benefícios para a operacionalidade.
Após uma análise ao estudo, o GAPix refere que os dados “comprovam que a ampliação da pista do Aeroporto do Pico, no arquipélago e Região Autónoma dos Açores (Portugal), para Oeste em 690 metros é possível, com comprováveis benefícios para a sua operacionalidade e sem necessidade de rotação do eixo da pista”, adianta o grupo, em comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro.
Para o GAPix, “a ampliação da pista do Aeroporto do Pico é técnica e operacionalmente possível, falta ser politicamente exequível”, alegando que os obstáculos identificados pelo executivo condicionam a operacionalidade.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores