A AMRAA (Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores) conseguiu aprovar o projeto “Açores Digital: uma região inteligente conectada pelos dados” pelo conselho diretivo da AMA (Agência para a Modernização Administrativa, I.P.).
O projeto tem o valor de pelo valor de 1.918.395,77€ e visa a implementação de uma Plataforma de Gestão Urbana, abrangendo os dezanove municípios da Região Autónoma dos Açores, permitindo dessa forma “alcançar uma maior coesão territorial e reduzindo as disparidades regionais” referiu o presidente da AMRAA, Alexandre Gaudêncio.
“Há mais de 15 anos que a AMRAA não realizava um projeto desta natureza, envolvendo todos os seus associados. Para além de ser uma oportunidade de financiamento a fundo perdido, esta candidatura revelou união e sentido de missão de todos para com o desenvolvimento dos seus territórios.” revelou Alexandre Gaudêncio.
A candidatura aprovada prevê a criação de uma plataforma com sensores e sistemas verticais que contribuirão para a monitorização de indicadores, em tempo real, apoiando processos de decisão mais eficientes e sustentados em dados. Gestão da frota municipal, fluxos turísticos, resíduos sólidos, consumos de água, monitorização da limpeza das ribeiras, da qualidade do ar, ruído e iluminação pública, gestão de estacionamento, consumos energéticos em edifícios, são algumas das plataformas que serão implementadas.
“Esta iniciativa reafirma o nosso compromisso para com uma região inteligente, sustentável e inclusiva, potenciando através da integração e partilha de dados, a adoção de práticas de governança mais eficazes, bem como promover a sustentabilidade ambiental e assegurar uma resposta mais eficiente às necessidades da população.” adiantou o presidente da AMRAA.
A AMRAA vai agora proceder aos trâmites legais de contratação pública, prevendo que as ferramentas possam estar em funcionamento até março de 2026, conclui nota da associação.