Edit Template

Jornalismo e democracia são os principais alvosda desinformação, alerta André Rodrigues

O eurodeputado socialista André Franqueira Rodrigues reuniu com o Diretor do Centro de Produção da RTP-Açores, Rui Goulart, para abordar os desafios do setor da comunicação social na Região e na UE.
A reunião serviu para “uma troca de impressões sobre o fenómeno da desinformação, em particular nos meios digitais, a nova legislação comunitária para o mercado digital, bem como os programas comunitários de apoio à comunicação social e à produção de conteúdos”, adianta nota do deputado.
No encontro, o eurodeputado destacou que “a desinformação é hoje uma das maiores ameaças à democracia e ao jornalismo, tanto na Europa como a nível global. O avanço das tecnologias digitais permitiu a criação e disseminação de conteúdos falsos a uma escala e velocidade nunca vistas, colocando em risco o papel dos órgãos de comunicação social, que enfrentam dificuldades financeiras e pressões sobre os seus profissionais”.
Franqueira Rodrigues defendeu “a necessidade ainda mais premente de proteger e reforçar o papel dos média, por via de um jornalismo independente e responsável e consciente do desafio existencial que enfrenta”.
André Franqueira Rodrigues abordou a recente adoção, por parte da União Europeia, de dois marcos legislativos fundamentais para o mercado digital: o Digital Services Act (DSA) e o Digital Markets Act (DMA).
“Estes regulamentos são essenciais para reforçar o escrutínio e a responsabilização das grandes plataformas tecnológicas, especialmente no combate à desinformação e ao uso abusivo de dados pessoais”, afirmou o eurodeputado que alertou “para as pressões, tanto internas como externas, que visam enfraquecer desde já estes mecanismos” e sublinhou a importância de “garantir a sua implementação plena como salvaguarda para os cidadãos europeus, em especial os mais vulneráveis, como os mais jovens”.
O socialista aproveitou ainda o encontro para apresentar um conjunto de programas comunitários disponíveis para os órgãos de comunicação social, incluindo de âmbito local e regional, com o objetivo de fortalecer o seu financiamento e independência.
“Estes programas incluem apoios para a cobertura de temas essenciais para as regiões e cidades, como a política de coesão ou a promoção da participação jovem” explicitou André Franqueira Rodrigues “e, por isso, assumi o compromisso de divulgar estas oportunidades junto da imprensa regional, através de uma ronda de contactos que continuará ao longo do mandato”.
O eurodeputado reiterou a sua disponibilidade para continuar a trabalhar em prol do fortalecimento do jornalismo e da liberdade de imprensa na Região e na UE, reconhecendo o papel fundamental dos órgãos de comunicação social regionais no fortalecimento da democracia e da coesão social.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores