Edit Template

Sofia Ribeiro destaca digitalização nas escolas dos Açores

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, destacou na Quinta-feira o processo de digitalização das escolas açorianas, no evento Digitalização na Educação, organizado pelo jornal Observador e pela Samsung, que decorreu em Lisboa.
A governante começou por apresentar o projecto Pensamento Computacional, “único no país”, com “implementação voluntária” por parte das escolas, mas que acabou por ter a “adesão de todas as unidades orgânicas” da Região.
“O projecto desenhado para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico não implica a utilização de computadores na sala de aula, antes leva os alunos a estruturarem o pensamento e saberem transmiti-lo”, explicou.
Sofia Ribeiro apresentou também o projecto de desmaterialização dos manuais escolares, implementado desde o 5.º ano de escolaridade, que pretende estender-se ao 12.º ano, até 2026.
“Não se trata de uma ferramenta que transpõe o livro em papel para formato PDF e apenas dá informação no formato de leitura. Apresenta e explica a informação também em formatos audiovisuais, permite aplicar testes, fazer trabalhos de continuidade, permitindo ao professor ter um “feedback” mais rápido do conhecimento dos alunos e, portanto, garantir aprendizagens mais significativas”, esclareceu a governante.
Para a titular da pasta da Educação, o manual digital “é uma ferramenta valiosa” e que deve ser utilizada em sala de aula “em complemento às já existentes, estimulando práticas pedagógicas mais colaborativas e inovadoras”.
“Não há maior sinal de equidade no acesso à Educação do que garantir o mesmo equipamento, com as mesmas ferramentas, a todos os alunos, numa mesma sala de aula”, frisou.
Sofia Ribeiro acrescentou que foi um processo “de grande exigência”, que inclui “implementar acesso rápido e eficaz à internet em todas as escolas” e garantir “uma componente de segurança no acesso e na rastreabilidade do equipamento”.

Edit Template
Notícias Recentes
Reabilitação do Conservatório adiada e remetida para nova avaliação em 2026
Sandra Garcia transita da Direcção Regional da Cultura para a dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa
“Governo da República falha aos agricultores açorianos em Lisboa e em Bruxelas”, afirma Franqueira Rodrigues
Paulo Moniz sublinha avanços credíveis para a nova Cadeia de São Miguel
Requalificação da Escola do Fisher na Lagoa não pode continuar esquecida, afirma PS/Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores