Edit Template

Inscrições abertas para jovens que queiram OTLJ nos meses de Verão

Os jovens interessados em desenvolver um projeto de ocupação nos meses de Julho e agosto no âmbito do OTLJ – Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens devem apresentar a sua candidatura de 1 de Março a 30 de Abril no portal da Juventude dos Açores – juventude.azores.gov.pt.
Esta fase de candidaturas, que decorre em simultâneo para os jovens e para as entidades promotoras de projetos OTLJ – Verão 2025, destina-se aos subprogramas “Ocupação em Férias” e “Jovens Ativos”, bem como ao recém-criado subprograma “Verão em Ocupação”
Podem candidatar-se ao “Ocupação em Férias” os jovens entre os 14 e os 24 anos de idade, residentes nos Açores, que frequentem o 9.º ano de escolaridade, ou equiparado, ou o Ensino Secundário, enquanto ao “Jovens Ativos” podem candidatar-se os residentes nos Açores dos 15 aos 24 anos de idade integrados em projetos promovidos por IPSS.
Os projetos enquadrados em cada um destes dois subprogramas têm a duração de 20 dias úteis, nos meses de Julho e Agosto, não podendo ultrapassar as cinco horas diárias.
Aos jovens é atribuída uma bolsa de 3 euros por hora, num total de até 207 mensais.
A grande novidade deste ano é o recém-criado “Verão em Ocupação”.
Podem integrar este subprograma os residentes nos Açores dos 16 aos 24 anos de idade, que frequentem o Ensino Secundário, do Ensino Geral ou Profissional, ou o Ensino Superior, em cursos de Licenciatura ou Mestrado.
Os projetos decorrem entre Julho e Agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao 5.º dia útil do mês de Julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as 5 horas diárias.
Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros.
“A criação deste subprograma permite integrar no OTLJ entidades promotoras que estavam excluídas do universo OTLJ, como as empresas privadas, do setor social, de comunicação social e cooperativas, o que promove uma maior diversidade e abrangência de projetos de ocupação”, disse, esta semana, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Durante a oficina de apresentação dos subprogramas às potenciais entidades promotoras do OTLJ, Maria João Carreiro destacou a importância do “Verão em Ocupação” para o despiste vocacional e académico dos jovens, desafiando as entidades a candidatarem “projetos alinhados com os objetivos do OTLJ”, que possam significar “mais-valias” para os jovens e “criar boas memórias”.
O regulamento do OTLJ nos Açores não era revisto há sete anos.
O novo regulamento, publicado em janeiro último em Jornal Oficial, além de criar o novo “Verão em Ocupação” fixou um reforço em 20% das bolsas atribuídas aos jovens e a alargou o prazo de candidaturas de um para dois meses.
Além dos “Ocupação em Férias”, “Verão em Ocupação” e “Jovens Ativos”, o OTLJ inclui, também, o subprograma “Jovens Estudantes”, cujas candidaturas podem ser apresentadas de 1 de Setembro a 15 de Outubro e de 1 Dezembro a 15 de Janeiro.
A duração dos projetos do “Jovens Estudantes” foi alargada de quatro para cinco meses, bem como o período de ocupação (de Novembro a Maio) e os destinatários, onde se incluem os estudantes do Ensino Secundário, Ensino Profissional e o Ensino Superior.

Edit Template
Notícias Recentes
PS quer esclarecimentos sobre fim das cartaspara marcação de consultas no hospital da ilha Terceira
Câmara da Povoação recebe cantata de Reis dos alunos da EB/JI Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira
PDL26 arranca a 29 de Janeiro com espectáculo “Deixa passar a vida” no Coliseu Micaelense
Governo dos Açores reforça aposta estratégica na renovação geracional com apoio de 2,8 milhões de euros para jovens agricultores
Governo dos Açores vai apresentar Antepropostade Lei para alterar Decreto-Lei sobre Subsídio Socialde Mobilidade
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores