Edit Template

Melhoria no saldo orçamental dos Açores

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) publicou o boletim de execução orçamental referente ao mês de Janeiro de 2025, em que os Açores registam uma melhoria de 59 milhões de euros de saldo orçamental em relação ao mesmo período homólogo, passando de -37,6 milhões de euros em 2024, para 21,4 milhões de euros em 2025, o primeiro desde há dois anos, anunciou a Secretaria Regional das Finanças.
Acresce ainda a estes dados que o prazo médio de pagamento a fornecedores da Região está em decréscimo nos últimos dois trimestres de 2024, em cerca de 18 dias, sendo o valor de Dezembro de 2024 claramente inferior ao herdado a 31 de Dezembro de 2020.
“É importante relembrar as recentes validações pelo Conselho de Finanças Públicas e pela agência de ‘rating’ DBRS, que subiu o rating da Região pela primeira vez desde 2019, sobre robustez da economia e das finanças públicas regionais”, afirma a nota de Duarte Freitas.
O indicador de atividade económica para os Açores está a crescer há 44 meses consecutivos e o indicador de consumo privado há 46 meses consecutivos.
A taxa de crescimento real do PIB nos Açores mantém-se superior à do país e as taxas de inflação e de desemprego continuam as menores de Portugal, conclui a nota divulgada pelo governo.

Edit Template
Notícias Recentes
Teleconsultas sobem para 19 969 em 2025 e mudam padrão de procura nas Unidades de Saúde de Ilha
Açores 2030 prevê 22 avisos em 2026 com 114,35 milhões de euros para apoiar projectos na Região
Portuguesa VisionWare leva Cibersegurança à Universidade dos Açores
Programa LEADER atinge execução de 42 milhões de eurose reforça apoio ao investimento rural, afirma António Ventura
Governo da República prepara medidas para valorizar a calçada portuguesa e Ponta Delgada integra candidatura à UNESCO
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores