Edit Template

Observatório Europeu do Mar Profundo será nos Açores

A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu aprovou a instalação nos Açores de um Observatório Europeu do Mar Profundo, uma proposta do eurodeputado açoriano Paulo do Nascimento Cabral, foi anunciado.
Segundo o eurodeputado do PSD, esse projeto-piloto foi aprovado com “um orçamento inicial de 2 milhões de euros” que será alocado para infraestruturas, aquisição de equipamento de investigação e recrutamento de pessoal especializado.
O Observatório vai também apoiar iniciativas de ‘networking’ destinadas a promover a colaboração com instituições de investigação internacionais, empresas e decisores políticos, segundo Paulo do Nascimento Cabral.
O eurodeputado, citado numa nota de imprensa, disse que a criação do Observatório Europeu do Mar Profundo (OEMP/EDSO) será fundamental para a compreensão dos ambientes marinhos, na promoção de uma economia azul sustentável e para gerir os recursos oceânicos de forma eficaz.
“Só podemos proteger aquilo que conhecemos e o Observatório Europeu do Mar Profundo promoverá a cooperação entre a UE em matéria de investigação, conhecimento científico, tecnologias de monitorização inovadoras e informará os decisores políticos para a sua gestão sustentável”, destacou o eurodeputado, citado na mesma nota.
Paulo do Nascimento Cabral evidenciou a “localização ideal” do arquipélago açoriano, a “notável diversidade geológica” do arquipélago, abrangendo a Dorsal Médio-Atlântica, montes submarinos, fontes hidrotermais, zonas de fratura e encostas de ilhas, o que cria “um vibrante laboratório natural para uma exploração científica inovadora”. Além disso, os Açores serão equipados com um novo navio de investigação e o “Tecnopolo MarTec”, um “cluster especializado dedicado ao avanço das ciências do mar profundo, melhorando significativamente as capacidades de investigação da região”, acrescentou Paulo do Nascimento Cabral. “Tenho defendido que a UE tem de ter uma nova estratégia para o Atlântico, porque é o Atlântico que nos permite conhecer o mar profundo, conhecer o espaço e ter relações com os nossos territórios vizinhos como o Canadá, EUA, mas também África, Reino Unido e América do Sul”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
“Romeiros de São Miguel” inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
“Habemus Papam” Cardeal Robert Prevost é o novo Papa e escolhe o nome de Leão XIV
Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge
“Fixar jovens nos Açores tem de ser um desígnio local e regional”, defende o Presidente da Assembleia Regional
Ex-director do Serviço de Neurologia do HDES condenado a cinco anos e meio de cadeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores